George Morais e Flávia Morais participam da COP-28, em Dubai

0
57

O Sudeste

A deputada federal Flávia Morais e o deputado estadual Dr. George Morais, ambos do PDT, participam da 28ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP-28), que acontecerá até dia 12 de dezembro, em Dubai, nos Emirados Árabes. O encontro reúne mais de 200 líderes internacionais de 197 países para discutir e desenvolver soluções concretas para aliviar os efeitos do aquecimento global.

Para a deputada federal Flávia Morais, que é membro da Comissão Mista de Mudanças Climáticas no Congresso Nacional, o momento para discutir as mudanças climáticas é oportuno, já que elas estão cada vez mais perceptíveis. “Estamos vendo os eventos do clima acontecerem de forma mais enfática agora, todos os dias, causando transtornos nunca vistos. Isso começa a preocupar todos os setores e pessoas. Por isso, o momento é muito propício não só para aprovação de legislação mas também para as mudanças culturais e de hábitos, que são tão necessárias”, pondera.

Dr. George Morais ressalta que serão dias produtivos, com oportunidades para redefinir os projetos e metas de proteção ao meio ambiente. “Precisamos pensar em políticas ambientais mais sólidas, que visem a sustentabilidade e a redução do aquecimento global. Nosso Cerrado, por exemplo, tem papel crucial na absorção de carbono e na regulação climática”, defende o deputado ao ressaltar a importância de proteger o bioma.

Entre os assuntos que serão discutidos durante a COP-28 estão a regulamentação do mercado regulado de carbono, que está em fase final de tramitação no Congresso Nacional, e as metas do Brasil para mitigação da emissão dos gases de efeito estufa em 48% até 2025 e de 53% até 2030.

Programação

A COP-28 tem como foco a busca por soluções específicas, que devem ser ampliadas nesta década para limitar o aquecimento para 1,5 graus, criar resiliência e mobilizar financiamento em grande escala. Nesse sentido, é recomendado que os governos e principais partes interessadas no domínio climático tomem medidas em quatro áreas: acelerar a transição para energia limpa; corrigir o financiamento climático; concentrar na natureza, nas pessoas, na vida e nos meios de subsistência; e inclusão total.

Cada um dos doze dias de conferência é dedicado às discussões de temas específicos, entre eles: ação climática; saúde, recuperação e paz; finanças, comércio, igualdade de gênero e responsabilidade; energia e indústria, transição justa e povos indígenas; ação multinível, transporte, urbanização e ambiente construído; juventude, crianças, educação e habilidades; natureza, uso do solo e oceanos; alimentos, agricultura e água.

Gabinete Dep. Dr. George Morais