Por O Sudeste
A saúde pública municipal oferece um amplo atendimento à comunidade catalana. Serviços nas mais variadas áreas são oferecidos e garantidos na cidade onde as pessoas com deficiência também contam com total aparato. O Centro Especializado em Reabilitação Dr. Roberto Antônio Marot (CER II) é o espaço certo para essas pessoas.
Criado em 2006 na gestão Adib Elias o CER (antes CRR/Centro de Referência em Reabilitação) segue sendo administrado pela Prefeitura. O Centro Especializado em Reabilitação tem por objetivo deixar o atendimento à pessoa com deficiência cada vez mais independente. Para isso, a atual administração disponibiliza profissionais altamente qualificados e capacitados para desempenhar o papel de reabilitar pacientes em tratamento.
A Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência, instituída no âmbito do Sistema Único de Saúde, visa assegurar acompanhamento e cuidados qualificados para pessoas com deficiência temporária ou permanente; progressiva, regressiva ou estável; intermitente ou contínua, por meio da criação, ampliação e articulação de pontos de atenção à saúde. Os serviços são variados: Fisioterapia, Fonoaudiologia, Terapeuta Ocupacional, Psicólogo, Assistente Social, Enfermagem e Médico.
Quem pode ser atendido na unidade?
Pessoas com doenças relacionadas à deficiência Física e Intelectual como:
- Pessoas com Deficiência Intelectual e/ou Transtorno do Espectro do Autismo: deficiência intelectual;
- Paralisia Cerebral com deficiência intelectual;
- Síndrome de Down;
- Síndromes genéticas com deficiência intelectual e outros.
Além disso, são tratamentos para diferentes casos e situações:
Neuroreabilitação Adulto:
- Sequelas do Trauma;
- Paralisia Cerebral (PC);
- Traumatismo Crânio-Encefálico (TCE);
- Trauma Raqui-Medular (TRM);
- Doença de Parkinson (DP);
- Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA);
- Esclerose Múltipla (EM);
- Acidente Vascular Encefálico (AVE);
- Patologias Nervosas Periféricas;
- Indivíduos com sequelas neurofuncionais de outras patologias e disfunções como: HIV, distrofias musculares, tumores, Hanseníase.
Reabilitação Pediátrica:
Pessoas com disfunções neurológicas que apresentam sequelas motoras e funcionais:
- Paralisia Cerebral (PC);
- Mielomeningocele;
- Lesão Encefálica;
- Lesão Medular;
- Doenças neuromusculares.
Pessoa ostomizada
- Aspectos Clínicos: Diagnóstico médico de quadro clínico estável; Classificação:
- Colostomia e Ilestomia (estomas intestinais);
Com uma equipe composta por pelo menos 20 profissionais, os atendimentos são mantidos no CER, mesmo em tempos de pandemia. Antes da crise do coronavírus, eram realizados em média mil atendimentos por mês no local. Ultimamente devido às recomendações e cuidados sanitários que prezam pela própria saúde e bem-estar da população e dos profissionais, houve uma diminuição. Cerca de 450 pessoas passam pela unidade mensalmente. Só em Junho, 397 atendimentos foram realizados.
Obs.: Os atendimentos de Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional permanecerão suspensos por tempo indeterminado devido à pandemia e à necessidade de proximidade/contato, podendo assim oferecer risco maior ao paciente. Atendimento médico apenas para pacientes do CER II.
Mudança de nome
O CRR atualmente recebe a nomenclatura de CER II pois é um programa do Governo Federal em parceria com o governo municipal. Existem algumas modalidades para o CER e elas se diferem pelo tipo de atendimento prestado à população. O de Catalão, por exemplo, contempla a modalidade física e intelectual, contando com os profissionais e atendimentos pertinentes à sua modalidade. O CER II de Catalão atende a todos os municípios da regional estrada de ferro (18 municípios).
Interessados
Para ser atendido no Centro Especializado em Reabilitação II, o paciente deve comparecer à unidade com devido encaminhamento médico (público ou privado). É preciso apresentar documentos pessoais e CNS (Cartão Nacional de Saúde/ é o documento de identificação do usuário do SUS). Vale lembrar que o CER II Catalão atende a toda Regional Estrada de Ferro abrangendo assim mais de 15 municípios. O endereço é Rua Vereador Geraldo Gentil Ayres, nº 152, bairro São José (Ponto de referência: Igreja Quadrangular próximo ao CRAC). Em caso de dúvidas ou para mais informações basta entrar em contato pelo telefone: (64) 3441-1811.
As informações são da Coordenadora Geral do CER II, Rosemary Silva.
ASCOM – Prefeitura de Catalão