Alckmin e Marconi são os governadores mais influentes nas redes sociais

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Pesquisa realizada pela Eureka Comunicação, especializada em mídias digitais, mostra que governadores tucanos se mantêm ativos nas redes, divulgando em detalhes seus compromissos de trabalho e comentando temas de relevância nacional

Os governadores Geraldo Alckmin e Marconi Perillo, ambos do PSDB, são os mais influentes nas redes sociais (Facebook e Twitter). É o que mostra pesquisa realizada pela Eureka Comunicação, especializada em mídias digitais, durante o período de 1.º de março a 1.º de junho. Marconi e Alckmin estão muito ativos nas redes sociais e aumentaram a produção de vídeos, onde mostram os principais compromissos da agenda e também comentam temas de relevância nacional.

Em abril deste ano, os dois governadores tucanos realizaram um bate-papo ao vivo pelo Facebook, direto do Palácio dos Bandeirantes. Os dois falaram de assuntos nacionais e o bate-papo repercutiu na imprensa nacional. Na terceira colocação está o governador de Alagoas, Renan Filho (PMDB), seguido por Paulo Câmara (PSB), de Pernambuco, e Rui Costa (PT), da Bahia.

O quesito Influência leva em conta três fatores: Interações (curtidas, comentários, compartilhamentos, retweets), Alcance (interações divididas pelos número seguidores e fãs durante o período analisado) e Engajamento (interações divididas pelo número de postagens durante o período analisado).

Este trabalho objetiva, portanto, apresentar uma visão panorâmica do ranqueamento da influência dos perfis oficiais de governadores de todos os Estados brasileiros, aferida nas plataformas Twitter e Facebook.

O ranqueamento leva em consideração a proporcionalidade entre interações, alcance e engajamento, e o número de seguidores do Twitter e Facebook de perfis oficiais de governadores de todos os Estados brasileiros. As notas de cada critério vão de 1 a 11, sendo 1 para o menor desempenho e 11 para o máximo.

Nos casos de governadores que não mantêm conta no Twitter ou que não tiveram atualizações durante o período analisado, foram consideradas apenas as notas auditadas no Facebook.

Nos casos de notas iguais no item (Influência), os critérios de desempate foram os seguintes: 1 — Maior nota no item Alcance; 2 — Maior nota no item Interações; 3 — Maior nota no item Engajamento. O resultado (Influência) é a soma dos três itens. As ferramentas utilizadas para a gestão de dados foram o Scup, o Tweet Rank e o Socialbakers Analytics.

Geraldo Alckmin

Interações = 8

Alcance = 7

Engajamento = 9

Influência = 24

Marconi Perillo

Interações = 8

Alcance = 6

Engajamento = 8

Influência = 22

Renan Filho

Interações = 7

Alcance = 6

Engajamento = 7

Influência = 20

Paulo Câmara

Interações = 7

Alcance = 6

Engajamento = 6

Influência = 19

Rui Costa

Interações = 7

Alcance = 5

Engajamento = 6

Influência = 18

Camilo Santana

Interações = 7

Alcance = 5

Engajamento = 6

Influência = 18

Ricardo Coutinho

Interações = 6

Alcance = 5

Engajamento = 7

Influência = 18

Raimundo Colombo

Interações = 6

Alcance = 5

Engajamento = 6

Influência = 17

Rodrigo Rollemberg

Interações = 6

Alcance = 5

Engajamento = 5

Influência = 16

Reinaldo Azambuja

Interações = 6

Alcance = 4

Engajamento = 5

Influência = 15