Menos de uma semana depois do ataque terrorista que matou e feriu inocentes do show de Ariana Grande em Machester, na Inglaterra, outra tragédia quase aconteceu na Phoenix Comicon.
Na última quinta-feira (25), Matthew Sterling, de 31 anos, entrou na convenção com o objetivo de abrir fogo contra os presentes no local e matar Jason David Frank, intérprete do Ranger Verde na série dos Power Rangers .
Segundo o relatório divulgado pelo azcentral (via ComicBook), ele usava roupas pretas, bandana vermelha, uma alça no peito contendo munição de espingarda e tinha o rosto pintado de preto. Ele estava munido de duas armas de calibre 45, uma arma de calibre 454 e uma espingarda, totalmente carregadas; além de uma faca de combate, spray de pimenta, e “estrelas ninja”. Antes de cometer o crime, o homem enviou mensagens para uma colega cosplayer indicando o desejo de entrar em um tiroteio com policiais e mandando fotos de alvos em potencial. Percebendo que as ameaças não eram infundadas, a jovem Rayko Dig alertou a polícia, que logo prendeu o rapaz.
Depois da prisão, Sterling disse à polícia que acredita que é o Justiceiro – vigilante da Marvel que já deu as caras nas telonas e nas telinhas, sendo o mais recente em Demolidor , interpretado por Jon Bernthal – e que supostamente tinha planos para atirar em policiais e assassinar um convidado do evento.
Investigadores acreditam que o alvo era Jason David Frank , pois no telefone de Sterling foi encontrado um lembrete de calendário para o dia 25 de maio que dizia “Matar JDF”.
Na noite da sexta-feira (26), o intérprete do Ranger Verde participou de uma coletiva de imprensa, na qual agradeceu à ação da polícia, explicou que não tinha nenhuma conexão com Matthew Sterling, e comunicou que a organização da Phoenix Comicon havia banido a entrada de armas falsas – como as usadas por cosplayers – no evento. Ele também clamou para futuras convenções terem Posteriormente, em seu Facebook, o ator agradeceu ao público pela preocupação e também à Rayko Dig por ter avisado à polícia da ação do criminoso.
Na série original dos anos 90, Jason David Frank interpretava Tommy Oliver, mais conhecido como Ranger Verde. Ele foi o primeiro Power Ranger malvado a ser criado, tenho sofrido ‘lavagem cerebral’ de Rita Repulsa. Ao se livrar do controle de Rita, Tommy se tornou o líder dos Power Rangers, eventualmente ‘morfando’ para virar o Ranger Branco.