O Sudeste
Nesta semana, haverá troca no comando estadual do PSD. Hoje (31), termina o mandato de Vilmar Rocha e como foi apontado pelo Jornal Opção, a direção nacional quer renovação da direção partidária. O senador Vanderlan Cardoso deve assumir a presidência estadual do partido, e o nome mais cotado para a vice-presidência é do deputado federal Ismael Alexandrino.
Ainda não se sabe se Vilmar Rocha fará parte da direção estadual em algum cargo, talvez secretário-geral, tesoureiro ou outra função. Um ex-auxiliar informou que ele foi convidado para o cargo de vice, mas que não teria aceito.
Em recente entrevista, Alexandrino disse apoiar a renovação. “O partido precisa de oxigenação. O presidente Vilmar está já há um bom tempo”, argumentou. Em 2020, o senador Vanderlan tentou assumir a presidência quando se filiou ao PSD. Atualmente, Vanderlan é presidente da segunda mais importante comissão do Senado, a de Assuntos Econômicos (CAE).
Formatar chapas competitivas e lançar candidatos próprios em todo o Estado, nas eleições municipais, estão entre as metas de Vanderlan, na presidência do PSD. Na capital, ele é o nome do partido para 2024.
Ismael Alexandrino é vice-líder do bloco MDB, PSD, Republicanos, Podemos e PSC na Câmara dos Deputados. Esse bloco conta com 142 parlamentares e funciona com uma espécie de partido gigante. É praticamente uma espécie de novo Centrão.
Gestão de Vilmar Rocha
Na presidência do partido, Vilmar teve destaque, conseguindo eleger um deputado federal, Ismael Alexandrino (PSD) – e na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) dois: Cairo Salim (PSD) e Wilde Cambão (PSD). O político também se tornou aliado de primeira hora do governador Ronaldo Caiado, que mesmo sabendo da renovação nos quadros da sigla nomeou o ex-deputado estadual Francisco Júnior para a Companhia de Desenvolvimento Econômico de Goiás (Codego).
O Sudeste com informações de Jornal Opção