UFCAT recebe aporte de 13,2 milhões de reais em recursos financeiros

0
116

O Sudeste

Por Fabio Gaio

Verba é resultado de emendas parlamentares e suplementação orçamentária. Montante representa importante conquista para a universidade 

A Universidade Federal de Catalão (UFCAT) obteve nesta sexta-feira, 18, uma importante conquista. Por meio de articulação política do senador Vanderlan Cardoso, foram destinados à universidade a quantia de 12 milhões de reais, que serão utilizados para a construção do edifício da saúde, que será utilizado pelos cursos de medicina, enfermagem, psicologia, educação física e ciências biológicas.

O senador Vanderlan Cardoso destacou que a presença de uma universidade federal em Catalão representa um fator de desenvolvimento da região e o curso de medicina amplia esse alcance. O parlamentar disse que a princípio seriam 3 milhões de reais para a UFCAT. Como o pedido feito pela universidade era de 12 milhões de reais, Vanderlan tentou junto ao Ministério da Educação que fosse repassado à instituição esse recurso. “Eu disse ao ministro Milton Ribeiro que precisava dos recursos, ele ligou para o presidente, que era quem poderia autorizar, e ele autorizou os 12 milhões para a UFCAT”, disse. Com isso, a verba destinada pelo senador é composta por 3 milhões em emenda parlamentar e 9 milhões em suplementação orçamentária.

A reitora da UFCAT, Roselma Lucchese, relatou a trajetória para a implantação do curso de medicina em Catalão. Segundo a professora, nos últimos anos, foram inúmeras idas à Brasília, na tentativa de assegurar recursos para a consolidação do curso. “Estou muito emocionada. É um recurso vultuoso para nosso prédio da saúde. O impacto social desses recursos vai perdurar por gerações” pontuou. Roselma destacou também que ao longo dessa trajetória o apoio do prefeito municipal Adib Elias foi fundamental, no momento de estabelecer o convênio para a preceptoria dos estudantes, que o acompanhamento dos graduandos nas atividades práticas nas unidades de saúde.

Mais recursos

Outros parlamentares também destinaram recursos para a UFCAT. Na última quinta-feira, 15, a universidade obteve ainda outros 1,2 milhão, além dos 12 milhões. Os deputados federais Rubens Otoni, professor Alcides e Elias Vaz, destinaram, respectivamente, 500 mil, 400 mil e 100 mil reais para a instituição. O senador Jorge Kajuru destinou 200 mil reais. A verba será utilizada para custeio e manutenção da universidade. Novas emendas parlamentares poderão ser destinadas à universidade em julho, quando haverá uma nova janela, de acordo com a legislação eleitoral, para esse fim.

https://catalao.ufg.br/