O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, viaja a Paris nesta quarta-feira para se encontrar com o colega francês, Emmanuel Macron, e os dois líderes tentarão se entender a respeito da Síria e do combate ao terrorismo e, ao mesmo tempo, evitar os temas espinhosos que os dividem.
Trump e Macron -ambos novatos políticos que obtiveram vitórias surpreendentes em suas eleições presidenciais- adotaram posições muito diferentes em áreas como a mudança climática e o comércio.
Autoridades dos EUA e da França disseram que a visita de Trump vai permitir aos líderes se concentrarem nas áreas em que seus interesses se sobrepõem, entre elas resolver o conflito sírio e combater o terrorismo global.
Macron convidou Trump a ir à França para comemorar as festividades do Dia da Bastilha, em 14 de julho, e os 100 anos transcorridos desde que tropas norte-americanas entraram na Primeira Guerra Mundial.
“Para a França é uma oportunidade única para exibir o poderio militar francês… e isso é muito importante para Trump”, disse Alexandra de Hoop Scheffer, diretora da filial parisiense do centro de estudos Fundo Alemão Marshall.