TRE permite Vanderlan usar pesquisa da CNN/Brasil em propaganda

Na pesquisa, Vanderlan Cardoso abre 11% de diferença: ele assinala 28%, seguido por Maguito Vilela (MDB), com 17%

0
464

Por O Sudeste

O desembargador Luiz Eduardo de Sousa, do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), concedeu decisão favorável para a coligação “Goiânia em um Novo Momento” voltar a utilizar a pesquisa CNN/Real Time Big Data nas propagandas eleitorais do candidato Vanderlan Cardoso (PSD).

De acordo com a pesquisa, devidamente registrada e assinada por técnico responsável, Vanderlan Cardoso lidera a disputa estimulada na capital com 28%, seguido por Maguito Vilela (MDB), com 17% das intenções de voto. Na sondagem, a candidata petista, Adriana Accorsi, tem 13%. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número de identificação GO01204/2020.

 

Mesmo diante toda cautela do instituto pesquisador, o candidato do PSD foi impedido de utilizar os dados da pesquisa em sua propaganda por força de decisão judicial da 136º Zona Eleitoral de Goiânia.

“Ora, em análise perfunctória do teor da propaganda eleitoral hostilizada, não se percebe qualquer violação ao bem jurídico salvaguardado pela norma de regência, eis que foram divulgados todos os dados exigidos pela mencionada norma, bem como quem a contratou”, diz o desembargador na decisão.

De acordo com o magistrado do tribunal, a propaganda impugnada apresenta claramente data e contratante, realizada no período de 14 a 17 de outubro pela CNN Brasil, rede de TV de cobertura nacional e internacional.

Diário da Manhã