Em resposta à declaração de persona non grata ao embaixador brasileiro na Venezuela, Ruy Pereira, o Itamaraty também declarou como persona non grata o encarregado de negócios da Embaixada da Venezuela no Brasil, Girard Antonio Delgado Maldonado, que ocupa o cargo máximo da embaixada venezuelana no Brasil.
Após o anúncio oficial, a decisão obriga que Girard deixe o Brasil em até 72 horas, mesmo prazo que foi dado a Ruy para que ele deixasse a Venezuela.
Desde maio de 2016 a Venezuela não tem embaixador no Brasil. O período marca a abertura do processo de impeachment de Dilma Rousseff.
A crise diplomática entre os dois países foi intensificada após críticas de Temer ao governo de Nicolas Maduro, que, por sua vez, classifica o governo do presidente brasileiro de ilegítimo.
Além do Brasil, o Canadá é outro país a criticar duramente o posicionamento do governo de Maduro e que apoia o parlamento venezuelano. Além do Brasil e do Canadá, Argentina, México, Chile e outros sete países formam o Grupo de Lima, que não reconhece a constituinte imposta por Maduro, formada totalmente por seus aliados.