Senai e John Deere inauguram Centro de Treinamento para agroindústria

0
102

O Sudeste

 

Já está em funcionamento em Goiânia o novo Centro de Treinamento Agrícola do Senai, montado em parceria com a John Deere. A estrutura está localizada na Escola Senai Vila Canaã, na capital. Com um investimento conjunto de cerca de R$ 50 milhões, o complexo, inaugurado nesta segunda-feira (11/3), irá fornecer capacitação de mão de obra para a agroindústria, com aulas práticas em contato com o maquinário de última geração da marca.

Presente na inauguração, o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), Sandro Mabel, destacou a importância do Centro. “Será muito bom para a evolução da agricultura em Goiás, porque terá mais produtividade com máquinas de última geração”.
O diretor de Assuntos Corporativos e Comunicação da John Deere para a América Latina, Alfredo Miguel Campos, enfatizou, durante a inauguração, a evolução do maquinário agrícola. “Fizemos uma transição muito importante nas últimas décadas. Pensávamos em máquinas grandes e fortes, mas hoje, com a tecnologia, pensamos em máquinas que tenham agricultura de precisão. Ou seja, você trabalha com visão computacional, machine learning e Inteligência Artificial”, afirmou ao citar, assim como Mabel, a importância do Centro de Treinamento do ponto de vista de capacitação.

Sandro Mabel, presidente da Fieg, e o John Deere para a América Latina, Alfredo Miguel Campos (Foto: Victor Santos)
O complexo
O espaço inaugurado nesta segunda-feira (11/3) em Goiânia é o maior Centro de Treinamento da John Deere no Centro-Oeste brasileiro. A área contém 5 mil m², cinco salas de aula, totalizando uma capacidade de 160 alunos,  laboratórios de agricultura digital e de precisão, colheitadeiras automatizadas, pulverizadores com inteligência artificial aplicada e outras tecnologias para ampliar a capacitação profissional.
A inauguração da estrutura faz parte do projeto de modernização do Sistema Indústria em Goiás, que está em execução desde 2022 e prevê investimentos de R$ 1 bilhão até 2026 nas escolas das instituições. “O secretário da Indústria e Comércio, o secretário da Agricultura, a Faeg, a OCB, o Ministério Público do Trabalho, o Sindicato de Trabalhadores, estão trabalhando todos juntos para que esse centro possa ser potencializado cada vez mais”, afirmou Sandro Mabel.
No novo CT, serão oferecidos cursos como de mecânico de máquinas agrícolas, eletrônica embarcada, fundamentos e diagnósticos em pulverizadores de defensivos, fundamentos e diagnósticos em colheitadeira de grãos e de agricultura de precisão, entre outros.
A Redação