Por O Sudeste
A Prefeitura de Catalão por meio da Secretaria Municipal de Saúde recebeu nesta segunda-feira (31), importante doação de equipamentos que auxiliarão no tratamento das vítimas da covid-19. A Mosaic Fertilizantes é a empresa doadora: ela adquiriu e entregou ao poder público trinta capacetes Elmo.
O aparelho funciona como um mecanismo de respiração artificial não invasivo, que diminui em até 60% a necessidade de internação em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Acomodado ao pescoço do paciente, hermeticamente fechado por um colar macio, o Elmo permite ofertar oxigênio a uma pressão definida ao redor da face. Além de não haver necessidade de intubação e com total proteção aos profissionais de saúde. Dentro do capacete, se consegue zerar a taxa de CO2, o que permite uma oxigenação pura.
Com os novos equipamentos agora, a Secretaria de Saúde irá encaminhar os capacetes para as unidades do município que atendem pacientes com coronavírus.
Representantes da empresa doadora estiveram na sede do Poder Executivo para fazer a entrega. São eles: Luiz Maurício Pereira, Relações Institucionais e Gilmar Araújo, Gerente do Complexo Mineroquímico da Mosaic Fertilizantes.
Durante o encontro, o Prefeito de Catalão Adib Elias agradeceu importante doação para o sistema de saúde. “Não é a primeira vez que a Mosaic realiza doações em prol do município num momento tão difícil. O que mostra que a união entre a administração pública e a iniciativa privada, além de beneficiar diretamente a população, estreita ainda mais os vínculos entre as instituições, fortalecendo nossa cidade”, disse ele.
Na oportunidade, o secretário de Saúde, Velomar Rios, lembrou que o município já conta com alguns desses equipamentos na rede municipal e que os novos recebidos serão de suma importância para as unidades hospitalares que também atuam no combate dessa doença. “Nós recebemos essa colaboração da Mosaic com muito entusiasmo. Esse capacete Elmo já tem sido utilizado e dado resposta nos pacientes em tratamento. É uma técnica 100% brasileira e através dela nós esperamos diminuir ainda mais o número de pessoas intubadas. Ou seja, eu vejo com muita alegria mais esse suporte que estamos recebendo para cuidar dos nossos pacientes”, destacou.
ASCOM Prefeitura de Catalão