Saúde mental enquanto há tempo! Veja como será a programação do Janeiro Branco em Catalão

0
68

O Sudeste

A Prefeitura de Catalão intensificará neste mês ações voltadas à saúde mental dos colaboradores e da população em alusão à Campanha Janeiro Branco 2024.

Desde o dia 05, a Secretaria de Saúde, por meio das Unidades Básicas de Saúde, do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS I) – José Evangelista da Rocha, Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil Marcos Bueno (CAPSi), UPA, SAMU e serviços especializados parceiros como o PAD, CTA e Centro Especializado em Referência vem realizando ações informativas através da entrega de folders, palestras, atendimentos e rodas de conversas com adolescentes, idosos e população geral.

Atividades como atendimento nas salas de espera das unidades, psicoeducação sobre saúde mental e Acolhimento são promovidas durante todo o ano, mas executadas com mais ênfase neste mês.

Com o tema “Saúde Mental enquanto há tempo”, a campanha deste ano destaca a importância do cuidado à saúde mental do ponto de vista pessoal, institucional e o apoio às políticas públicas em prol da qualidade de vida.

Segue abaixo a programação das próximas atividades que acontecerão na Rede de Saúde Mental:

Programação do Janeiro Branco em Catalão-GO

 

Dia 17/01 – quarta-feira, das 8h30 às 9h30

Abertura do Janeiro Branco com presença de autoridades

Local: Auditório da Secretaria Municipal de Saúde, BR-050, ao lado do Catalão Shopping.

Os profissionais do SUS poderão fazer a inscrição para participar do evento de abertura por meio do link:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd4dqJtqugCd32GofGpVUsIX0BMQZJBz5qCMlPFiQv6_w_ECg/viewform

9h30 às 10h30

Palestra com a Dra. Roselma Lucchese, reitora da UFCAT

Tema: Políticas Públicas e Ações para Melhoria da Saúde Mental

Local: Auditório da Secretaria Municipal de Saúde, BR-050, ao lado do Catalão Shopping.

 

De 24 a 25 de janeiro – das 18h às 21h

Atividade de Conscientização sobre a Importância do Cuidado com a Saúde Mental realizada por profissionais da Rede de Saúde Mental

Local: Catalão Shopping

 

Durante todo o mês de janeiro

Palestras e Rodas de Conversa sobre cuidados com a Saúde Mental

Locais: Rede de Saúde Mental (Unidades Básica de Saúde, CAPS, CAPSI, SAMU e UPA)

Abordagem sobre Relevância do Janeiro Branco com os grupos, confecção de cartazes sobre a importância do cuidado com a Saúde Mental

Locais: CAPS José Evangelista da Rocha e CAPSI Marcos Bueno

Oficinas acerca do tema “Como cuidar da Saúde Mental e das Emoções”

Locais: CAPS José Evangelista da Rocha e CAPSI Marcos Bueno

 

Todas as palestras e oficinas terão entrada gratuita.

 

Vale destacar que as consultas no CAPSi e CAPS I somente são agendadas e realizadas após avaliações feitas no Acolhimento, que é o primeiro contato do usuário com o serviço e é realizado por profissionais de nível superior.

É o momento em que a pessoa apresenta sua demanda e fala de suas necessidades. Caso não apresente transtorno mental grave e persistente, este é encaminhado para acompanhamento em saúde mental nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), algumas possuem uma equipe multiprofissional com Psicólogo, Psiquiatra e outros profissionais que compõem a UBS.

 

Documentos necessários para ser atendido

Para as pessoas que buscam ser atendidas no Acolhimento é necessário comparecerem a uma Unidade Básica de Saúde mais próxima ou na sede do CAPS I, munidas dos documentos pessoais, cartão do SUS e comprovante de endereço. O serviço é realizado apenas presencialmente, ou seja, não é possível marcar via telefone. No que se refere exclusivamente ao CAPS Infantojuvenil o primeiro atendimento é realizado apenas com os responsáveis, sendo que somente após é agendado para avaliação da criança ou adolescente.

 

Sobre o CAPS I

O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS I) – José Evangelista da Rocha é um órgão mantido e administrado pela Prefeitura de Catalão, por meio da Secretaria de Saúde, com objetivo de desenvolver e intensificar ações de conscientização, promoção e prevenção em Saúde Mental.

 

A unidade conta com uma equipe multiprofissional composta por 18 pessoas entre especialistas na área da saúde e com funções administrativas, sendo: 04 Médicos Psiquiatras, 04 Psicólogos, 01 Assistente Social, 01 Enfermeira, 01 Técnico de Enfermagem, 01 Farmacêutico, 01 Auxiliar de Farmácia, 03 executores administrativos, 01 motorista e 01 auxiliar de serviços gerais.

A unidade atende em média cerca de 950 pacientes por mês, e objetiva tratamento e reinserção social de pessoas maiores de 18 anos com transtornos mentais graves e persistentes assim como aquelas com sofrimento decorrente do uso abusivo de Álcool e/ou outras Drogas. Configura-se como um serviço de saúde aberto que realiza atendimentos por demanda espontânea ou encaminhados de outros serviços. Além do CAPS, o serviço de Saúde Mental no município se estende a Rede de Saúde Intra e Intersetorial promovendo constantes intervenções neste âmbito, referenciando o cuidado e a promoção de vida.

O Centro de Atenção Psicossocial fica localizado na Rua da Resistência, 563, Bairro Teotônio Vilela. Para mais informações entre em contato por meio do telefone: (64) 3441-1813. Ou acompanhe as redes sociais da unidade: Caps José Evangelista (facebook), Capscatalao (instagram).

Além de atendimentos psiquiátricos e psicológicos, é oferecida também assistência farmacêutica e de Enfermagem e Social.

 

Sobre o CAPSi

O Serviço Especializado de Saúde Mental Infantojuvenil foi implementado na cidade de Catalão-GO no ano de 2008 e vem se consolidando a cada dia no

município, tanto que atualmente já é denominado CAPSi Infantojuvenil Marcos Bueno.

A instituição é referência municipal quando se trata de acompanhamento multiprofissional de crianças e adolescentes de zero a 18 anos de idade que apresentam intenso sofrimento psíquico decorrente de transtornos mentais graves, transtornos do neurodesenvolvimento graves e abuso de substâncias psicoativas.

O CAPSi apresenta-se como um serviço de saúde mental aberto e comunitário do SUS que, assim como o CAPS I, é mantido e administrado pela Prefeitura de Catalão por meio da Secretaria de Saúde. A atenção/assistência é realizada por uma equipe multidisciplinar e interprofissional composta por 04 Psicólogos, 02 Médicos Psiquiatras, 01 Assistente Social, 01 Enfermeira, 01 Técnica de Enfermagem, 01 Oficineira, 04 Executores Administrativos, 01 Motorista e 01 Auxiliar de Serviços Gerais.

Os atendimentos são realizados através de demanda espontânea ou encaminhamento da Rede de Saúde ou Rede Intersetorial. Após acolhimento e avaliação, a equipe do CAPSi elabora junto à criança/adolescente e família o projeto terapêutico em saúde mental.

A proposta de cuidado do CAPSi contempla diversas intervenções e estratégias, dentre elas: atendimentos individuais e/ou grupo; atendimentos e/ou orientações familiares; orientações da assistência social; oficinas terapêuticas; visitas domiciliares e/ou institucionais; psicoterapias; consultas; palestras e eventos; dentre outras. No último semestre de 2023 foram contabilizados aproximadamente 3.000 atendimentos entre diversas especialidades do serviço.

O objetivo principal do serviço é promover inserção social e fortalecimento dos laços da criança/adolescente em seu território, envolvendo ações de qualidade de vida para o mesmo. Encontra-se atualmente localizado na Rua Elias Democh, 344, Mãe de Deus. Para mais informações entre em contato por meio do telefone: (64) 99214-7431.

 

Sobre o Janeiro Branco

A campanha acontece estrategicamente em Janeiro, portal para reflexões profundas, devido ser o primeiro mês do ano, quando naturalmente as pessoas estão mais propensas a refletirem suas relações, escolhas, emoções e sentidos existenciais, muitas vezes com desejo de mudança. O objetivo central da campanha é construir uma cultura da Saúde Mental que abranja toda a humanidade.

 

Catalão, cidade que sonha e faz!

 

SECOM | Prefeitura de Catalão

Cidade que sonha e faz