Saúde de Catalão promove ação especial de vacinação contra a covid-19 neste sábado (11)

0
83

O Sudeste

A Prefeitura de Catalão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promoverá mais um Sábado Especial de Vacinação contra a covid-19. O intuito é convocar toda a população para receber a vacina antes do Carnaval. A atualização das doses no prazo adequado é importante para que os imunizantes façam efeito antes do feriado prolongado, prevenindo casos graves da doença e garantindo também a segurança dos foliões.

A imunização acontecerá neste sábado (11), das 08h00 às 15h00, no Centro Integrado da Mulher (CIM) – que fica a lado do Hospital Materno Infantil. A aplicação estará disponível tanto para aqueles que ainda não se vacinaram contra a doença, quanto para quem necessita atualizar o cartão de vacinas, tomando a segunda dose e as doses de reforço.

De acordo com o Núcleo de Vigilância Epidemiológica, do total de 277.472 doses distribuídas para Catalão, até o momento, exatas 272.036 foram aplicadas na população: 96.932 correspondentes à primeira dose ou dose única, 92.420 correspondentes à segunda dose e 57.844 referentes à terceira dose, 23.887 à quarta dose e 953 à quinta dose.

A chefe do departamento, Ariana Martins da Costa, disse que existe um alto número de pessoas que ainda não receberam as doses reforço. “Ainda restam 31.576 pessoas para receberem a terceira dose e 16.123 para receberem a quarta dose”, alertou.

Quem pode vacinar

  • Crianças de 6 meses a 11 anos: 1ª e 2ª doses;
  • Pessoas de 12 anos a 29 anos: 1ª, 2ª e 3ª doses;
  • Pessoas de 30 anos ou mais: 1ª, 2ª,3ª e 4ª doses;
  • Imunossuprimidos de 30 anos ou mais: 5ª dose.

Atualmente, o Ministério da Saúde recomenda a aplicação de até cinco doses da vacina contra a Covid-19 a depender da idade e condições de saúde de cada pessoa. A primeira dose é recomendada para todos a partir dos seis meses. As crianças contam com doses infantis específicas. Na semana passada, o município de Catalão recebeu 1.480 doses da Pfizer Baby e Pediátrica. Esses imunizantes são destinados para crianças de até 11 anos de idade. Pessoas acima de 12 anos já podem receber a vacina destinada aos adultos.

A segunda dose da vacina está disponível para todos que tomaram a primeira dose há pelo menos um mês. Quem recebeu a CoronaVac como primeira dose, deve aguardar um mês para receber a próxima dose. Quem foi vacinado com a Pfizer ou AstraZeneca precisa aguardar dois meses de intervalo para receber a segunda dose. No caso da Janssen, a dose reforço é necessária após dois meses.

Para quem precisa tomar a terceira dose do imunizante, a dica é procurar o cartão de vacinas para conferir a data da última aplicação, já que o intervalo aumenta. O tempo de espera entre a segunda e terceira dose é de quatro meses para quem recebeu a CoronaVac, Pfizer ou AstraZeneca.

A quarta dose está liberada apenas para pessoas acima de 30 anos, trabalhadores da saúde e imunossuprimidos acima de 12 anos que tomaram a terceira dose, de qualquer fabricante, há quatro meses.

A quinta dose da vacina para a Covid-19 está liberada apenas para os imunossuprimidos com mais de 30 anos. Esse público diz respeito às pessoas com baixa imunidade que apresentam enfraquecimento do sistema imunológico, seja por algumas doenças, por uso de medicamentos ou pela realização de procedimentos médicos.

Vacina sim. Vacinas salvam vidas!

SECOM – Prefeitura de Catalão