Ronaldo Caiado terá o apoio do maior exército eleitoral da história de Goiás

0
157

O Sudeste

Como se sabe, desde sempre, as campanhas eleitorais são levadas adiante pelo exército de prefeitos, vereadores e, sobretudo, pelos candidatos a deputado federal e estadual. São eles que, no geral, pegam no pesado e abrem espaço para os candidatos majoritários. Portanto, se depender de estrutura, a reeleição do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), pode ser das mais fáceis da história do Centro-Oeste. Na campanha deste ano, ele terá, possivelmente, o maior exército eleitoral da história do Estado.

A maioria dos prefeitos está ao lado de Ronaldo Caiado. Veja-se o caso das maiores e mais emblemáticas cidades.

1

Goiânia — O prefeito Rogério Cruz, do Republicanos, é um dos entusiastas da campanha do líder do União Brasil. A cidade tem quase 1 milhão de eleitores.

2

Anápolis — O prefeito Roberto Naves, do partido Progressistas, está na linha de frente da pré-campanha. Ele é um político arrojado e sabe fazer campanha. O município tem o terceiro maior eleitorado de Goiás.

3

Rio Verde — Trata-se do município com o quarto maior eleitorado do Estado e um dos mais prósperos. O prefeito Paulo do Vale, do União, é um dos aliados de primeira hora do governador.

4

Luziânia — O prefeito da maior cidade do Entorno de Brasília, Diego Sorgatto, pertence ao União Brasil e é entusiasta da candidatura de Ronaldo Caiado.

5

Águas Lindas — O prefeito Lucas de Carvalho Antonietti, do Podemos, caminhará firme ao lado do governador.

6

Valparaíso — O prefeito Pábio Mossoró, do MDB, é um dos principais defensores de Ronaldo Caiado. Ele está se tornando um líder na região do Entorno de Brasília.

7

Trindade — Na terceira mais importante da Grande Goiânia, perdendo em número de eleitores só para Goiânia e Aparecida, Ronaldo Caiado conta com o apoio do prefeito Marden Júnior (Patriota), do ex-prefeito Jânio Darrot (Patriota), da deputada federal Flávia Morais (PDT), do ex-prefeito George Morais e do deputado Dr.Antônio (União Brasil).

8

Jataí — Na segunda cidade mais próspera do Sudoeste goiano, Ronaldo Caiado conta com o apoio do prefeito Humberto Machado, um ícone imbatível da política local. É apontado como um administrador notável.

9

Catalão — Tido como um gigante administrativo, apesar do temperamento irascível, Adib Elias não é um cabo, e sim um general eleitoral da campanha de Ronaldo C:aiado. Eles são aliados, amigos, praticamente hermanos.

10

Itumbiara — Na cidade mais emblemática do Sul do Estado, Ronaldo Caiado conta com o apoio do prefeito Dione Araújo, um aliado histórico, e do deputado estadual Álvaro Guimarães. Ambos são filiados ao União Brasil.

11

Formosa — O prefeito Gustavo Marques de Oliveira é um dos grandes apoiadores de Ronaldo Caiado no Entorno de Brasília.

Há muitas outras cidades, mas citamos apenas as maiores e mais emblemáticos. Na maior cidade do Norte goiano, Porangatu, a prefeita Vanuza Valadares (Podemos) defende a candidatura de Ronaldo Caiado com unhas e dentes.

Um exército poderoso de 14 partidos políticos

Quatorze partidos políticos vão marchar unidos na campanha de Ronaldo Caiado (o Patriota, partido de Gustavo Mendanha, está dividido: parte significativa apoia a reeleição do governador. O Pros ainda não fechou, mas quer compor). Confira:

1 — União Brasil

2 — MDB

3 — Progressistas

4 — Republicanos

5 — Podemos

7 — Avante

8 — PRTB

9 — Cidadania

10 — Solidariedade

11 — PDT

12 — PSC

13 — PTB

14 — PSD

Os quatorze partidos montaram as chapas mais competitivas para deputado federal e estadual. Ou seja, um exército gigante estará nas ruas pedindo votos para Ronaldo Caiado. Cada um desses partidos poderá lançar 18 candidatos a deputado estadual e 42 candidatos a deputado estadual. Ou seja, trata-se de um vigoroso exército que andará como formiguinha por todo o Estado pedindo votos para o governador. Na verdade, a palavra merece plural — exércitos.

12 deputados federais estão fechados com Ronaldo Caiado

Delegado Waldir Soares — União Brasil.

Flávia Morais — PDT

Zacharias Calil — União Brasil

Francisco Júnior — PSD

João Campos — Republicanos

Glaustin da Fokus — PSC

José Mário Schreiner — MDB

Lucas Vergílio — Solidariedade

Adriano do Baldy — Progressistas

Célio Silveira — MDB

José Nelto — Podemos

Apenas seis deputados federais vão apoiar outros candidatos.

A maioria absoluta dos deputados estaduais também está fechada com Ronaldo Caiado.