Quase 5 milhões de goianos se preparam para ir às urnas

0
100

O Sudeste

No próximo domingo, 4.870.365 goianos, conforme dados do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), irão às urnas para escolher representantes nos Poderes Executivo e Legislativo. Neste ano, estão em disputa os cargos de presidente da República, governador, senador, deputado federal e deputado estadual. Mais do que uma data para definir os ocupantes de cargos públicos pelo próximo mandato, o 2 de outubro é um dia para fortalecer a democracia brasileira.

No universo de pessoas aptas a votarem em Goiás, as mulheres representam a maioria, somando 52,52%, e os homens, 47,48%. Em relação ao nome social, uma das novidades destas eleições, 1.109 pessoas optaram por mudar o nome que aparecerá no caderno de votação.

Em relação à faixa etária, o maior grupo é o de cidadãos entre 45 e 59 anos, que compõem 25,19% do eleitorado. O grau de instrução da maior parte é o ensino médio completo (28,31%), seguido pelo ensino fundamental incompleto (22,22%).

As pessoas que têm voto facultativo somam no total 443.043, sendo os jovens com 16 e 17 anos 78.676 e as pessoas com mais de 70 anos 265.258. Os eleitores que declararam ter deficiência ou mobilidade reduzida somam 24.514 goianos.

O maior eleitorado do Estado é capital Goiânia com 1.032.004 eleitores, já o município com menor quantidade de eleitores é Anhanguera com 1.234 inscritos.

Em 2022, um total de 156.454.011 de brasileiros estão aptos a votar — um recorde nacional. Esse contingente reúne 9 milhões de eleitores a mais do que em 2018 — um aumento de 6%. Contribuiu para esse acréscimo, a campanha de incentivo a jovens de 16 e 17 para emitirem o título eleitoral. O voto desse público é facultativo. No Brasil, o voto é obrigatório para pessoas de 18 a 70 anos. Para maiores de 70 e analfabetos, a decisão de ir às urnas é facultativa.

Recomendações

Uma das novidades nesta eleição é o horário de votação. Ele será uniformizado com base no horário de Brasília. Na capital federal, a votação começa às 8h e termina às 17h. No Acre e em parte do Amazonas, por conseguinte, o período para votar é das 6h às 15h. Em Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Roraima, os eleitores deverão votar entre 7h e 16h.

Ao se apresentar ao mesário, o eleitor também deve se portar o título de eleitor, o e-título no celular, ou qualquer documento público que contenha sua fotografia.

Neste dia tão importante para o país, é importante se preparar com antecedência não só para escolher bem seus candidatos, mas também para saber seu local de votação e exercer o direito à democracia. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aconselha que os eleitores levem junto consigo uma colinha eleitoral com os números de seus candidatos para não correr o risco de errar na hora do voto.

Além disso, o TSE aconselha o eleitor a manter o e-título atualizado caso você se esqueça qual o local de votação ou caso tenha que justificar a ausência no dia do pleito.

Jornal Opção