Propaganda partidária: apenas três pré-candidatos ao Governo de Goiás tiveram inserções na TV e rádio

0
185

O Sudeste

Extinta desde 2017, a propaganda partidária na TV e rádio retornou neste ano, após aprovação e sanção da Lei 14.291/22, pelo presidente Jair Bolsonaro (PL). Por ser ano de eleição, as peças publicitárias são veiculadas apenas no primeiro semestre, porque na sequência são veiculadas as propagandas eleitorais, durante o período de campanha. Já quase se encerrando o período, apenas três pré-candidatos ao Governo de Goiás apareceram na tela.

Governador Ronaldo Caiado estreou na propaganda do União Brasil no último dia 1º. Nessa mesma data, o ex-governador Marconi Perillo (PSDB) também apareceu para os goianos na TV e rádio. O primeiro a fazer as propagandas partidárias foi o ex-governador José Eliton (PSB), em abril. Por outro lado, o PT, segundo o Tribunal Superior Eleitoral de Goiás (TRE-GO), não “fez reserva de horários” e, por isso, ficou de fora da programação da propaganda gratuita aos partidos.

Já o ex-prefeito Gustavo Mendanha (Patriota) também não apareceu na TV e rádio. No entanto, seguirá sem ser mostrado, pois a legenda teve pouco tempo de propaganda, que foi veiculada em abril. No mesmo mês, o partido Novo teve inserções optou por apresentar as propostas da sigla e cumprir com as cotas da participação feminina.

Procurados pelo jornal Opção, nem o PT e nem a assessoria de imprensa do Gustavo Mendanha responderam acerca da ausência ou não participação nas propagandas partidárias.

Jornal Opção