O Sudeste
Os catalanos que necessitam de cuidados na área da saúde, em função de doenças agudas e crônicas graves, contam com um atendimento especializado feito em casa, por uma equipe multidisciplinar da Prefeitura de Catalão, através da Secretaria Municipal de Saúde.
O serviço, chamado Programa de Atenção Domiciliar – PAD, oferece atendimento domiciliar a pacientes em Oxigenoterapia e àqueles restritos ao leito com diversos diagnósticos, inclusive em tratamento oncológico. E para isso conta com uma equipe composta por: 02 médicos; 02 psicólogos; 01 enfermeiro; 01 técnico em enfermagem; 01 fisioterapeuta; 01 nutricionista; 01 assistente social; 01 auxiliar administrativo; 01 motorista e 01 auxiliar de serviços gerais.
Além de assegurar atendimento domiciliar através de uma equipe multidisciplinar, também disponibiliza aos pacientes materiais e equipamentos médicos hospitalares, como: oxigênio para oxigenoterapia domiciliar, dieta enteral (ambos conforme prescrição médica), sondas, equipos, frascos de alimentação, materiais para curativos e cama hospitalar. Uma assistência completa que garante o acompanhamento seguro e humanizado ao paciente, levando também auxílio e comodidade a toda sua família.
Por lidarem com pessoas bastante debilitadas, as equipes trabalham 10h por dia, de segunda a sexta-feira e contam com o apoio de toda rede de saúde do município para darem retaguarda a qualquer intercorrência entre os pacientes em acompanhamento.
A coordenadora da unidade que é também psicóloga, Graciela Beatriz S. S. Rodrigues, explicou como ter acesso ao serviço. “Para ser cadastrado no programa, é necessário que o familiar apresente um formulário preenchido pelo médico solicitante com todos os documentos pessoais do paciente. Feito isso, a equipe vai à casa avaliar a situação e, a partir de então, oferecer atendimento multidisciplinar dentro das áreas que abrangem: medicina, enfermagem, psicologia, fisioterapia, etc.
Em 2022, foram realizados cerca de 8 mil atendimentos, entre visitas dos profissionais, atendimentos na sede e orientações via telefone. O PAD já chegou a atender 400 pessoas; entretanto, após registros de altas, óbitos e dispensação do oxigênio, conta com exatos 327 pacientes cadastrados.
A manutenção de todas as ações do programa, gera um investimento mensal de aproximadamente R$ 400 mil reais à Secretaria Municipal de Saúde, incluindo veículo, insumos e materiais utilizados durante os atendimentos.
O prefeito Adib Elias, considera o serviço prestado um dos mais importantes da saúde pública municipal. “Não é novidade que sou literalmente fã desse programa. Não só pela quantidade de famílias que são beneficiadas por ele, mas também pela qualidade e sensibilidade do serviço. Ele atende centenas de famílias que não têm condições sequer de ir numa unidade de saúde para tratamento. É um serviço totalmente humanizado e essencial. Por isso sempre faço questão de investir no programa. Nesse mês [janeiro], já autorizei uma licitação para a compra de uma vã novinha, que será encaminhada para transportar a equipe do PAD”, concluiu o prefeito, Adib Elias.
Sobre o PAD
O PAD (Programa de Atenção Domiciliar) iniciou suas atividades em maio de 2011, levando até as residências de alguns pacientes do município de Catalão ações na área de enfermagem, como a realização de curativos. Ao longo dos anos, houve um significativo aumento dos trabalhos executados, bem como da demanda atendida e outras categorias de profissionais somaram ao Programa. Desde então, o PAD estabeleceu-se dentro da UBS João Moreira de Castro, oferecendo atendimento domiciliar a pacientes acamados e/ou em oxigenoterapia (é a utilização de oxigénio em tratamentos médicos para suprir uma deficiência do paciente, que pode ocorrer por diversos motivos). E foi em 2020 que o Programa passou a funcionar em sede própria e independente, localizada na avenida 20 de Agosto, n. 350, Centro.
Como utilizar o serviço:
A admissão no Programa (tanto por encaminhamentos ou por demanda espontânea) é realizada mediante a seguinte documentação do paciente:
- Formulário de Solicitação do PAD (disponível na sede do Programa ou enviado por e-mail, a ser preenchido por um médio solicitante);
- Documento pessoal: RG, CPF e cartão do SUS;
- Comprovante de renda;
- Comprovante de endereço atualizado.
Para os pacientes que necessitam do uso de oxigênio em domicílio, além destes documentos, também se faz necessária a solicitação médica específica para o uso deste dispositivo e a cópia dos exames de hemograma e gasometria. Assim, será autorizada a entrega e instalação do cilindro de oxigênio realizada pela empresa Oxiseg (esse procedimento é gratuito pelo tempo que o paciente necessitar).
A partir deste momento, é realizada uma primeira visita de cadastro e avaliação. As visitas seguintes dos profissionais são realizadas mediante a solicitação dos familiares e também mediante à identificação da própria equipe nos contatos que estabelece com o paciente.
Além das visitas domiciliares, a rotina de trabalho envolve-se em outras atividades, como: dispensação de itens de materiais médico/hospitalares, dispensação de suplementos e dietas enterais e orientações profissionais específicas (presenciais ou por telemonitoramento).
Vale destacar que os profissionais não atuam em caráter home care e nem realizam atendimentos de urgência ou emergência; nestas situações, o paciente deve ser encaminhado para as devidas unidades de saúde do município.
Em caso de dúvidas ou para mais informações basta entrar em contato pelos telefones: 64.3441-1840 / 9.9221-7245.
Catalão, cidade que Sonha e Faz!
SECOM – Prefeitura de Catalão