Profissionais da medicina foram homenageados na Alego, no sábado, 23, por iniciativa do deputado Jamil Calife

0
88

O Sudeste

O Parlamento goiano promoveu, no sábado, 23, sessão solene extraordinária em comemoração ao Dia do Médico. Por iniciativa do deputado Jamil Calife (PP), cerca de 80 profissionais da área foram homenageados com o Certificado do Mérito Legislativo, em cerimônia realizada no Plenário Iris Rezende, do Palácio Maguito Vilela.

Presidida por Calife, a solenidade contou com a presença do presidente do Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviço de Saúde em Goiás, Valney Luís da Rocha; da secretária adjunta da Secretaria de Estado de Saúde de Goiás (SES-GO), Ana Maria de Sousa Arruda; da superintendente substituta do Ministério da Saúde em Goiás, Jociane Fernanda Costa Maia; do ex-deputado e ex-presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) Ênio Paschoal; do presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), Sandro Mabel.

E, ainda: do senador Vanderlan Cardoso (PSD), da deputada federal Sylvie Alves (UB); do diretor de saúde do Instituto de Assistência dos Servidores Públicos do Estado de Goiás (Ipasgo), Rodrigo Gastalho; do secretário municipal do escritório de Projetos Estratégicos, Michel Magul; da esposa do deputado e presidente da Alego, Bruno Peixoto (UB), Luciene Tavares Gontijo; do tenente-coronel Fernando Resende, representando o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (CBMGO); além de vereadores e outras autoridades e representantes da categoria.

Reconhecimento

O autor da iniciativa, Jamil Calife, que é também médico, destacou a satisfação em homenagear os colegas. “Ao deixar a medicina temporariamente para me dedicar à vida pública, trouxe comigo a missão de reconhecer, valorizar e trabalhar, sempre, por essa nobre profissão e todas as pessoas envolvidas. A medicina é parte fundamental do que sou. É o olhar atento ao próximo, a dor do outro e a empatia desenvolvida no dia a dia de um ofício que vai muito além da técnica.”

O legislador afirmou que o exercício da medicina é um ato de amor, feito de coração para coração, em todos os instantes e em todas as partes da vida. “Sei da dimensão do trabalho que realizam e do compromisso social de cada um. Vocês ultrapassam a definição de profissionais”, acrescentou, com a afirmativa de tratar-se de pessoas dispostas a “dedicar a vida ao serviço da humanidade”.

A homenagem, conforme o parlamentar, é uma forma de expressar gratidão. “Em nome dos goianos, agradeço a cada médico de nosso Estado. Tivemos um passado de colapso, mas o presente é de transformação, e o futuro, sem nenhuma dúvida, de esperanças”, ponderou.

Calife reafirmou, ainda, o seu compromisso com a categoria, na Casa de Leis. “Em meu mandato, carrego a confiança popular e a vontade imensurável de ser um agente de transformação social. Contem sempre comigo. O povo do nosso querido Estado de Goiás conta com vocês”.

Desenvolvimento e Inovação

O presidente da Fieg, Sandro Mabel, cumprimentou e parabenizour o Parlamento goiano, pela iniciativa, e os homenageados, pelo trabalho. Ele destacou a importância da educação e da qualificação, para o desenvolvimento do Estado e a ampliação da geração de emprego e renda, em todas as áreas. “Para ter mais médicos e uma saúde melhor, precisamos desenvolver em todos os aspectos”, frisou. O líder expôs, ainda, o trabalho de capacitação realizado pela Fieg, por meio do Sesi-Senai, com a ressalva de que a instituição está à disposição não apenas da indústria, mas também da medicina.

Representando o governador Ronaldo Caiado (UB), a secretária adjunta da SES-GO, Ana Maria de Sousa Arruda, afirmou a necessidade de pensar a medicina como gestão, empreendedorismo, inovação e tecnologia. “Tudo isso faz parte da arte de cuidar, mas em um novo século e em uma nova perspectiva, sem perder a essência do cuidado”, enfatizou.

Ana Maria evidenciou que, mais do que uma profissão, a medicina é uma missão, que necessita de vocação, e reforçou que a SES-GO permanece de portas sempre abertas para todas as instituições, além da sociedade goiana. “Trago também um abraço caloroso do nosso governador, que também é médico e tem muito orgulho de dizer o quanto isso é importante em sua gestão”, salientou.

Gratidão

Médico do município, com atuação na linha de frente durante o período da pandemia da covid-19, Aloísio Ramos destacou o sentimento de gratidão pelas vidas salvas. “O médico nunca foge de sua responsabilidade social. Isso foi claramente visto durante o período da pandemia. Tínhamos na nossa frente uma doença com um enorme potencial de morte e não podíamos ficar em casa, pois precisávamos combater o vírus e exercer a nossa profissão e o que prometemos ser: cuidadores da vida”, enfatizou.

“Agradeço muito a Deus por ter me iluminado, para que pudesse ajudar muita gente naquele momento. Tivemos muitas perdas, mas os pacientes que conseguimos devolver aos seus lares, ao amor de suas famílias, falam mais alto. Saímos da pandemia como pessoas melhores”, salientou.

Sérgio Daher, por sua vez, destacou a satisfação em fazer parte da categoria. “Foi falado aqui da nossa missão de salvar vidas e, também, de questões éticas, princípios, respeito e dignidade ao próximo. Eu diria que essa missão é maravilhosa! Com todo respeito às demais profissões, a medicina nos dá uma oportunidade ímpar de fazer alguma coisa para alguém. Na correria do dia a dia, não percebemos a importância dessa missão no nosso cotidiano. Quando paramos em um momento como esse, é que temos a convicção da importância que é poder ajudar alguém. Sinto-me orgulhoso em receber essa homenagem.”

A deputada federal Sylvie Alves expressou o sentimento de gratidão pela categoria homenageada, sobretudo, pelo cuidado com sua mãe, que faleceu no último dia 30. “A medicina é uma profissão de Deus e a pandemia veio para provar isso.”

O ex-prefeito de Catalão e secretário de Saúde do município, Velomar Rios, também destinou os seus agradecimentos aos profissionais que tanto lutam para manter a vida das pessoas, em especial, aos que atuam na cidade de Catalão. “Com a sabedoria de vocês, continuaremos proporcionando saúde à nossa população”, frisou.

Dia do Médico

O Dia do Médico é celebrado anualmente em 18 de outubro, com influência da religião católica. Esta data foi escolhida para celebração por causa do Dia de São Lucas, o padroeiro dos médicos. Lucas era médico e foi um dos quatro evangelistas do Novo Testamento, razão pela qual se decidiu homenagear os profissionais com o mesmo dia da festa desse santo.

Os médicos são os responsáveis por cuidar e promover a saúde de toda a população, responsáveis por descobrir as enfermidades que atingem determinado paciente, fornecendo suporte e indicações adequadas para que haja a cura. É ele também o responsável por indicar formas de prevenir doenças e orientar o indivíduo para que possa ter uma vida mais saudável.

Agência Assembleia de Notícias