Prefeitura de Catalão promove Novembro Azul para chamar atenção sobre saúde do homem

0
101

O Sudeste

A Prefeitura de Catalão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), está desenvolvendo ações especiais nesta segunda quinzena do mês para chamar a atenção sobre a saúde do homem e alertar sobre a importância dos exames preventivos ao câncer de próstata. Com o tema “Um toque pela prevenção”, a programação das atividades referentes ao calendário da Campanha Novembro Azul terá início nesta quarta (16) e será finalizada em 23 de novembro.

Serviços gratuitos e específicos que contribuem para o diagnóstico precoce da doença serão disponibilizados em determinadas Unidades Básicas de Saúde do município como, rodas de conversa, palestras rápidas nas recepções das Unidades, consultas médicas e exames de PSA (antígeno prostático específico). Além desses, outros atendimentos ligados à saúde integral do homem também serão ofertados: aferição de pressão arterial, glicemia, realização de testes rápidos de sífilis, HIV e outros procedimentos pertinentes.

As ações acontecerão de segunda a sexta-feira, das 07h às 17h, nas seguintes unidades de saúde:

  • UBS Américo Machado – Santo Antônio do Rio Verde
  • UBS José Rodrigues da Cruz – Distrito de Pires Belo
  • UBS Dr Willian Faiad – Pontal Norte
  • UBS Divano Elias – Setor Universitário
  • UBS Cristina de Cássia Rodovalho – Evelina Nour
  • UBS William Netto Faiad – Copacabana
  • Dr. Lamartine P. de Avelar – Santo Antônio

 

Algumas UBSs funcionarão com horário de atendimento ampliado – 17h às 20h – para favorecer o atendimento aos homens que trabalham durante o horário comercial, sendo:

  • UBS Albino Da Silva Barbosa – Ipanema
  • UBS João Moreira de Castro – São João
  • UBS Maria Carolina de Mesquita Neto – Castelo Branco
  • UBS Dr. Paulo de Tarso Salviano – Pio Gomes

“O desafio é atrair esse público masculino e fazer com que ele tire um tempo para se cuidar, fazer exames e saber como está sua saúde. O objetivo do Novembro Azul não é só conscientizar a população masculina sobre os riscos de não diagnosticar o câncer de próstata precocemente – o que possibilita 90% de chance de cura – mas também diminuir os casos de outras doenças”, reforça o secretário de Saúde, Velomar Rios.

Lembrando que, as ações da Prefeitura de Catalão pelo Novembro Azul pretendem conscientizar a população masculina sobre os riscos de todas essas doenças, reforçando também que consultas, exames de rotinas e adesão aos tratamentos propostos podem diminuir o número de mortes. E ainda alertar para o cuidado do corpo e da mente, como forma de prevenção, com dicas fundamentais de hábitos de saúde, como prática de exercícios, alimentação equilibrada, evitar o consumo de álcool e tabagismo e ter uma prática de sexo segura.

 

Câncer de próstata

O câncer de próstata também possui alta incidência, entre outros fatores, devido à resistência dos homens em buscar a prevenção. A média de idade no momento do diagnóstico é de 66 anos. A cada 10 casos, seis são diagnosticados em homens com mais de 65 anos, sendo raro ocorrer antes dos 40 anos. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), para cada ano do triênio 2020/2022, foram diagnosticados no Brasil 65.840 casos de câncer de próstata. Em Goiás, no mesmo período, foram registrados 1.921 casos.

Todo homem com casos de câncer na família precisa fazer os exames de PSA e o toque retal a partir dos 50 anos ou antes, conforme decisão do médico urologista.

 

Sobre o PSA

O PSA quer dizer “Antigénio Específico da Próstata” (utiliza-se internacionalmente a sigla PSA, do inglês “Prostate Specific Antigen”).

Trata-se de uma glicoproteína com função de enzima, uma protease, produzida quase exclusivamente pelas células epiteliais da próstata, cuja função consiste em liquefazer o esperma, ou seja, tornar o esperma líquido após a formação do “coágulo” no esperma ejaculado.

Existe no esperma e também na células da próstata (benignas ou malignas) e no sangue periférico.

Assim é possível medir os níveis de PSA no sangue, através de uma simples análise sanguínea. O valor obtido permite ajudar a diferenciar se estamos em presença de uma situação de aumento benigno da próstata ou de cancro da próstata. Se houver uma suspeita da presença de cancro, deve ser realizada uma biópsia da próstata.

Catalão, cidade que sonha e faz!

 

SECOM – Prefeitura de Catalão