O Sudeste
O Parque Paquetá, novo cartão postal de Catalão, foi inaugurado na noite desta quarta-feira, 5/06, Dia Mundial do Meio Ambiente. A área verde abriga a Lagoa Paquetá e se transformou num dos mais belos parques ecológicos da cidade.
Milhares de pessoas compareceram à inauguração que contou com o show do cantor sertanejo Eduardo Costa. O prefeito Adib Elias, a primeira-dama Adriete Elias, secretários municipais, vereadores, parentes dos homenageados e o deputado estadual Jamil Calife participaram da festa.
As obras, que foram executadas nas imediações da sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Catalão (SEMMAC), antigo IBAMA, custaram R$ 6.126.000,00 aos cofres públicos do município, sendo que boa parte desse valor veio do Fundo Municipal do Meio Ambiente de Catalão. O projeto e a aplicação do recurso financeiro foram aprovados pelo Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA).
Homenagens
O Parque Paquetá recebeu a denominação Dr. Haroldo Luiz Pires Campos, uma homenagem ao médico radiologista que dedicou boa parte de sua vida ao trabalho na Santa Casa de Catalão.”É com muita alegria que a família vê uma obra tão linda e útil e que tem tudo a ver com meu pai que sempre trabalhou pela saúde dos catalanos. Nossa gratidão ao prefeito Adib Elias”, disse Raquel Campos, filha do homenageado, ao lado da filha Cecília, que também agradeceu falando ao microfone para a multidão.
Paulo Safatle, empresário, também fez pronunciamento ao público representando o pai, o médico Dr. Willian Safatle, que foi um dos precursores da medicina avançada em Catalão e um dos primeiros moradores do local. Ele construiu nas imediações a primeira Chácara Paquetá, que por muitos anos se tornou num ambiente onde aconteceram inúmeras festas e shows.
Ao todo, são 37.000 m² de área dedicada ao bem-estar dos moradores. “Este parque que hoje entregamos é mais um dos muitos que eu, você e todos os moradores de Catalão, tivemos a oportunidade de entregar para o bem-estar de todos. Já fizemos muitas ações pelo meio ambiente e, com vocês, vamos fazer ainda muito mais”, disse o prefeito Adib Elias.
O secretário municipal do Meio Ambiente de Catalão, Silas Tristão, foi o responsável pela concepção e concretização do projeto. Silas lembra que, no período chuvoso, a comunidade próxima à Lagoa Paquetá sofria com a limitada drenagem na região, o que provocava inundações em casas, principalmente no Setor Universitário.
“Agora, além de sanar vários problemas, conquistamos para os moradores esse importante benefício, além de proporcionar maior fluidez no trânsito na região, já que as ruas que contornam o Parque Paquetá, pavimentadas com asfalto CBUQ, estão interligadas à Av. Dr. Lamartine e à Avenida Castelo Branco, principal via do Setor Universitário”, disse Silas.
Espaços de lazer e convivência do Parque Paquetá
Pista de caminhada com 1.760 metros
Ciclovias
Espelho d’água natural de quase 1.000 m²
Deck estendido até o meio da Lagoa Paquetá
Trilhas com pergolado
Ciclovia – área interna e externa
Academia ar livre
Playground
Áreas de convivência
Monitoramento com câmeras de vigilância 24 horas por dia
Academia ar livre
Playground
Borda da represa com área para contemplação
Pergolados
Bancos
11.128,07 m² de grama
Plantio de 1.502 unidades de mudas
Iluminação de led tem toda extensão do calçamento
Acessibilidade em toda a extensão
Monitoramento da qualidade do ar
Cercamento de toda área com alambrado
11.000 m² de plantio de grama
Plantio de 878 mudas nativas e frutíferas do cerrado
Reforço na bacia de contenção de água pluvial
Reforço nas tubulações de esgoto sanitário
Iluminação das vias e parte interna do parque
Bancos tipo americano
Lixeiras na área do parque.
Jardineiras
SECOM | Prefeitura de Catalão
Cidade que sonha e faz