A Polícia Militar informou, na manhã desta sexta-feira (5/1), ter encontrado uma pistola 9 milímetros e objetos cortantes dentro da Penitenciária Odenir Guimarães, no complexo prisional de Aparecida de Goiânia. O local está passando por vistoria após uma tentativa de rebelião, registrada durante a madrugada.
De acordo com assessor de comunicação da Polícia Militar, tenente-coronel Granja, a pistola tinha munição e estava escondida dentro da parede de uma cela. “A vistoria continua. Podem ser encontradas mais armas lá dentro e até mesmo objetos cortantes”, confirmou. A varredura é realizada com apoio da PM e do Batalhão de Operações Especiais (Bope). Assista a um trecho da entrevista:
O tenente-coronel Granja também informou que algumas celas foram danificadas durante o motim. Caberá à Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP) definir se será ou não necessária a realocação de detentos dentro do próprio presídio.
O início de rebelião dentro do regime fechado foi o terceiro registrado no complexo prisional desde segunda-feira (1º). O caso aconteceu por volta das 4h30 e foi rapidamente controlado. Há relatos de troca de tiros, mas a informação não foi confirmada pelas autoridades. Não houve registro de mortos nem feridos.
Algumas horas antes, na noite de quinta-feira (4), detentos iniciaram um motim no regime semiaberto, que também foi controlado. A gestão do presídio confirmou que um detento conseguiu fugir durante a confusão.
A Colônia Agroindustrial do Semiaberto também foi palco da primeira rebelião da semana, ocorrida na segunda-feira (1º). Nove morreram, pelo menos 14 ficaram feridos e dezenas conseguiram fugir. Há a suspeita de que rivalidade entre facções possa ter motivado os casos