Por O Sudeste
Mais um grupo prioritário definido em Norma Técnica pelo Ministério da Saúde, está sendo imunizado em Catalão. Estão recebendo a primeira dose da vacina contra o coronavírus pessoas com Síndrome de Down (18 a 59 anos); pessoas com doença renal crônica em terapia de substituição renal (diálise), 18 a 59 anos; gestantes e puérperas com comorbidades (a partir de 18 anos) e pessoas com comorbidades de 59 e 58 anos. As vacinas são da farmacêutica britânica AstraZeneca, distribuída no Brasil pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
A aplicação da primeira dose para esse público começou por volta das 08 horas desta segunda-feira (10), e se estende até às 17 horas de hoje (sem intervalo para almoço).
Rafael Eterno de Deus Vieira dos Anjos Silva tem 25 anos. Portador de Síndrome de Down, ele foi até a sala de vacina do Centro Integrado da Mulher (CIM) acompanhado dos pais. A mãe, dona Maria Eva Pires não escondeu a felicidade e a gratidão por esse momento ter chegado. “É uma benção, maravilhosamente isso é vida. Que bom que o Prefeito e o Governador correram atrás dessa vacina pra gente se sentir mais seguro. Sou mãe e os filhos da gente sempre estão em primeiro lugar. Eu estava preocupada, agora é só tranquilidade. Só tenho que agradecer”, disse ela.
A primeira dose para as pessoas com comorbidades segue disponível em três pontos diferentes:
1 – Centro Integrado da Mulher (CIM) /Complexo Materno Infantil
- Pessoas com Síndrome de Down (18 a 59 anos); Pessoas com doença renal crônica em terapia de substituição renal (diálise), 18 a 59 anos; Gestantes e puérperas com comorbidades (a partir de 18 anos).
2 – Centro de Pediatria (Vila União) no formato drive-thru (sem sair do carro)
3 – Centro de Convivência da Terceira Idade (Salão do CRAC) para pedestres
- Pessoas com comorbidades de 59 e 58 anos.
Documentos obrigatórios
Além dos documentos pessoais (CPF e RG/com foto) a pessoa que for se vacinar deverá OBRIGATORIAMENTE apresentar o formulário padronizado de comorbidades devidamente preenchido pelo médico. Às gestantes e puérperas é exigido ainda o cartão da gestante e certidão do recém-nascido, respectivamente.