Por O Sudeste
A Pesquisa Serpes/O Popular, divulgada neste sábado (26), e que indica o senador Vanderlan Cardoso (PSD), na liderança isolada, com 22,3%, para prefeito de Goiânia, apontou uma certeza: a eleição deve ser decidida no segundo turno. O pré-candidato está 9% acima da segunda colocada, a deputada estadual Adriana Accorsi, do PT, e 9,3% acima do terceiro colocado, o ex-governador Maguito Vilela, MDB.
A rigor, a petista e o emedebista, considerada a margem de erro, estão empatados. Trata-se da pesquisa estimulada. Na espontânea, Vanderlan tem 9,2%, Adriana Accorsi tem 8,2% e Maguito Vilela tem 6%.
ANÁLISE DA PESQUISA
1
Juntos, todos os candidatos têm 45,3% — ou seja, 23% acima do número de Vanderlan Cardoso. O resultado já indica a possibilidade de segundo turno, mas também a força do senador, que tenta mais uma vez ser prefeito da capital, e que aparece na liderança, à frente dos demais candidatos.
A primeira pesquisa aponta que Vanderlan, ainda sem campanha, ao menos a oficial, estará no segundo turno, o que não se sabe é quem será seu adversário. Pelos dados atuais, Maguito Vilela terá de brigar forte para tentar superar Adriana Accorsi e se aproximar de Vanderlan.
2
A pesquisa também deixa claro que Adriana Accorsi tem força em Goiânia e talvez também o PT, que sempre teve um eleitorado expressivo na capital (elegeu três prefeitos — Darci Accorsi, Pedro Wilson e Paulo Garcia). Ela aparece na frente — num empate técnico, considerada a margem de erro — de Maguito Vilela.
3
21% dos eleitores, no levantamento estimulado, ainda estão indecisos, mas os números não são altos. Já no espontâneo, 53,9% dos leitores não definiram o voto. O mais provável é que a maioria ainda não saiba quais são os candidatos.
4
A fragilidade do PSDB na capital, ficou evidenciada na pesquisa, pois Talles Barreto, seu candidato, tem apenas 0,3% das intenções de voto. Fica à frente apenas de Manu, do Psol, dentre os 14 candidatos. O PSDB governou o Estado de Goiás por 16 anos e um de seus líderes, o falecido Nion Albernaz, foi prefeito da cidade. O partido pode não ter se recuperado da debacle de 2018.
5
O deputado federal Elias Vaz, do PSB, aparece em quarto lugar, com 4,8% — seguido do deputado estadual Alysson Lima, do Solidariedade, com 4,7%. Empatados.
6
A pesquisa, assim como outras — acima de todas, as qualitativas —, sinaliza caminhos para os candidatos seguirem ou evitarem. Um dos pontos é que Vanderlan Cardoso é o preferido do eleitorado feminino, mas a pesquisa, quantitativa, não explica o motivo.
O Serpes ouviu 601 eleitores, entre 22 e 24 de setembro. É a primeira pesquisa realizada.
O Sudeste com informações do Jornal Opção