O Sudeste
Com recursos próprios do município, a Prefeitura de Catalão, por meio da Secretaria de Obras iniciou em maio de 2021 a construção do Pronto Socorro Municipal no bairro Maria Amélia II. A nova unidade de saúde, que está sendo erguida na Rua Albino Felipe do Nascimento, levará o nome do Dr. Antônio Abadio da Silva, uma homenagem a um dos maiores expoentes da medicina que atuou na cidade de Catalão. Além de Ginecologista, Obstetra e Cirurgião Geral também ocupou importantes posições na política local, foi vereador e secretário Municipal de Saúde.
O projeto do Pronto Socorro possui leitos de observação e uma capacidade de atender até 150 pacientes por dia realizando atendimentos de primeiro nível de assistência de média complexidade, em urgência e emergência.
Com 75% dos trabalhos previstos executados, a obra já está em fase de acabamento. Os próximos serviços para dar continuidade ao projeto são: instalação de portas, revestimento, bancadas, louças e metais, além de finalizar a pintura e pavimentação externa.
O novo Hospital deve ser entregue à população catalana em março deste ano. O prefeito Adib Elias fez questão de ressaltar o bom andamento da obra. “A construção está acontecendo em ritmo acelerado. Os trabalhos agora estão focados no acabamento e logo toda a estrutura estará prontinha para dar início à instalação de equipamentos e mobiliário. Essa unidade vai beneficiar diretamente não só os moradores dos bairros Maria Amélia I e II, mas também todos os bairros adjacentes daquela região, ampliando de forma considerável toda a rede pública de saúde de nossa cidade”, afirmou.
Sobre a obra e estrutura
O Pronto Socorro Municipal Dr. Antônio Abadio atenderá prontamente mais de 20 bairros na região do Maria Amélia: Estrela, Castelo Branco, Eldorado, Flamboyant, Alvino Albino, Bela Vista, Residencial Liz, Jardim Colonial, Jardim Catalão, Marconi, Terras de São Marcos e Portal do Lago I, II e III, entre outros.
Ao todo serão 1.043,10 m² de área construída. Um prédio com todas as condições de suprir as necessidades dos atendimentos de urgência e emergência da população. A estrutura com capacidade média para atender 150 pacientes por dia contará com recepção; 02 salas de espera para o público; entrada para ambulâncias; salas de urgência e emergência; espaço para triagem; atendimento social; consultórios; sala para gesso, fratura e imobilização; sala para sutura e curativos; sala para aplicação de medicamentos e reidratação; sala para inalação; sala para coleta de material; sala para exames radiológicos; quarto para observação coletiva; quarto de observação individual; farmácia; conforto de funcionários e administrativo.
A empresa contratada responsável pela execução dos trabalhos é a Coliseu Construtora Eireli, vencedora da licitação. A conclusão da obra está prevista para acontecer em março próximo.
Catalão, cidade que sonha e faz!
SECOM – Prefeitura de Catalão