O governador Marconi Perillo realiza, nesta sexta-feira (12/5), a abertura oficial da 2ª etapa Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa 2017. O evento será às 14h, no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, na Praça Cívica. A vacina já está disponível desde o dia 1º de maio e a ação segue até o fim do mês.
No evento também será lançada a emissão integrada da Guia de Trânsito Animal Eletrônica (e-GTA / Cartão Rural) e da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e). A solenidade é organizada pela Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa).
Vacinação
Devem ser vacinados todos os animais bovinos e bubalinos existentes em propriedades rurais do Estado de Goiás. Também estão na lista os animais herbívoros, incluindo equídeos e caprídeos, de todas as idades, dos 121 municípios considerados de alto risco, cuja lista pode ser encontrada no site da Agrodefesa.
De acordo com a Gerência de Sanidade Animal da Agrodefesa, nessa etapa devem ser vacinados mais de 22 milhões de bovídeos. A Declaração de Vacinação deve ser encaminhada para a Agrodefesa até o quinto dia útil após o fim da campanha, o que pode ser feito online, no site da Agência, ou mediante formulário impresso.
O pecuarista que não imunizar seus animais, além da multa compulsória e bloqueio da propriedade, terá que fazer a vacinação assistida por fiscais da Agrodefesa. A autuação será de R$ 7.00 por animal, ou R$ 14,00 em caso de reincidência. A aquisição das vacinas pelo produtor, obrigatoriamente, deve estar acobertadas por Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), emitida no ato de retirada do medicamento.