O Sudeste
Para quase meio milhão de crianças goianas o Natal chegou mais cedo. É que desde o começo do mês passado, vários municípios do interior do Estado estão distribuindo brinquedos para filhos de famílias em vulnerabilidade social. Neste domingo (11/12) foi a vez dos pequenos que moram na capital, e que receberam, da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), mais de 20 mil itens entre bolas, bonecas, carrinhos e bicicletas. A iniciativa, integrante do Natal do Bem, ocupou o Ginásio Goiânia Arena e contou com a presença do Papai Noel e de personagens infantis.
Para a presidente de honra da OVG e coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais (GPS), primeira-dama Gracinha Caiado, mais que oferecer presentes de Natal para as crianças, a iniciativa assegura diretos. “O Natal do Bem é uma iniciativa linda e que eu tenho um carinho enorme. Por isso, nos propomos todos os anos a garantir o direito que as crianças têm de brincar. Trabalhamos o ano inteiro para que essa festa seja inesquecível. Escolhemos brinquedos de qualidade, atestados pelo INmetro, e os enviamos a todos os 246 municípios de Goiás. O objetivo é um só: não deixar nenhuma criança vulnerável sem o presente do Papai Noel.”
Ela conta que os participantes, cerca de 15 mil segundo o Corpo de Bombeiros, ainda ganharam lanches, pipoca e algodão doce, e puderam assistir o espetáculo a “Magia do Natal”, do grupo Ilumine e o show da dupla sertaneja João Neto e Frederico.
“Em 2022, estão sendo repassados 525 mil brinquedos aos 246 municípios. Até o momento, 133 prefeituras retiraram mais de 294,5 mil brinquedos do centro de distribuição montado em Goiânia. O investimento total na ação neste ano é de R$ 11,39 milhões. Desde o início da atual gestão, em 2019, foram comprados 2.186.500 brinquedos para crianças atendidas pelo Natal do Bem. Foram investidos R$ 37,24 milhões na aquisição dos presentes”, destaca a diretora geral da OVG, Adryanna Caiado.