José Eliton critica “conjunto de fake news” disseminado por Caiado

0
312
O governador José Eliton (PSDB) reafirmou, na manhã desta segunda-feira (13/8) durante entrevista a emissoras de rádio das regiões Sul e Sudeste de Goiás, o seu compromisso com “uma campanha de alto nível, sem agressões, baixarias e xingamentos”. Ele reiterou seu propósito de “fazer política para construir algo de bom para a sociedade”. O candidato a reeleição acredita que possui argumentos sólidos e que terá o que mostrar durante a campanha, além de possuir um projeto sólido. “A nova política exige serenidade daqueles que pleiteiam exercer papel de representação popular”, enfatiza.
O histórico de serviços prestados por cada um dos candidatos ao longo de sua trajetória na vida pública – na concepção do governador – também será levado em conta pelos eleitores. “Tem político que está há mais de 30 anos na vida pública. E quando você observa o que ele fez pelo Estado, não aparece nada”.
José Eliton respondeu aos adversários que colocam em dúvida a capacidade do Estado em honrar a folha de pagamento dos servidores. “Isso é um conjunto de fake news que a oposição todo dia tenta impregnar. Ocorre que mentira tem perna curta, no caso específico, curtíssima”, declarou. “Mesmo porque -salientou – todo o dia 30 e todo o dia 10 a folha está sendo paga normalmente. Esse discurso está caindo no ridículo”, acredita.
Coerência 
A segurança pública também esteve na pauta da entrevista do governador. “Todos os Estados têm problemas com a segurança pública. Pior cenário é você não querer reconhecer que tem desafios a serem enfrentados. Melhoramos muito nesta área, mas muito ainda precisa ser feito”, frisou.
O governador criticou aqueles que “falam de segurança como se pudessem resolver o problema com uma varinha de condão. Isso é querer enganar o cidadão. Salta aos olhos a incoerência de parlamentares  que criticam a segurança mas nunca apresentaram nenhum projeto para mudar a Lei de Execução Penal ou Processual Penal. São só bravatas”.
Perguntado sobre a declaração de um candidato ao governo que garantiu estar pronto para, se vencer a eleição, aumentar o salário dos policiais no primeiro dia de sua gestão, José Eliton respondeu que “ele está mentindo para o povo”. E acrescentou: “A não ser que ele queira cortar programas sociais ou outros projetos em andamento”.
Para José Eliton “o candidato não conhece sequer os números que envolvem essa questão. Não conhece o modelo que garantiu essa conquista. Essa metodologia foi formatada aqui no Palácio das Esmeraldas pela Força Tarefa de Segurança Pública, com a participação do Tribunal de Justiça e da Procuradoria Geral de Justiça”.
O governador reiterou que o salário de R$ 1.500,00 pago aos policiais contrados pelo regime criticado pela oposição, refere-se apenas à fase de academia e estágio probatório. “Logo em seguida, o profissional passa automativamente para o início da carreira”, explicou.
“Ficam falando absurdos demonstrando total falta de conhecimento ou má fé. Esse candidato está enganando as pessoas; mentindo para elas; fazendo bravata, como é seu estilo. É preciso ter responsabilidade política”, reforçou.
Obras
Eliton, ao falar sobre obras iniciadas pelo estado, disse que essa “é uma agenda constante” no governo. Mas o governador ressaltou que houve algumas dificuldades, ao mencionar recente operação de crédito que o estado pleiteava junto a Caixa Econômica federal, com recursos a serem direcionados para este fim. “E o senador Ronaldo Caiado foi um dos que se manifestou contrário a esta operação, atuou fortemente contra esta operação, buscando atrapalhar o estado”, disse, assinalando que, após tal interferência, o estado optou, por responsabilidade, não contrair a operação, que foi proposta com juros altos. “Vamos aguardar a eleição passar, em seguida, dentro de um ambiente menos contaminado com o processo eleitoral, tenho certeza que as taxas serão mais razoáveis e nós teremos condição de fazer todas estas obras que iniciamos”, assegurou.
Garantias
Ao sublinhar os projetos de um possível futuro mandato para a área social do governo, José Eliton reafirmou que a meta é garantir as conquistas. “Nós tiramos milhares de pessoas da linha de pobreza. Conseguimos garantir mensalmente o pão na mesa de quase 100 mil famílias, conseguimos abrir perspectivas de sonhos para jovens e adultos através do programa Bolsa Universitária, da UEG, avançamos na área de saúde com o Terceiro Turno e em todas as outras áreas da administração”, evidenciou ao anunciar que o Plano de Governo da coligação deverá ser apresentado amanhã à sociedade. “Não é um programa feito por pessoas de outro Estado. Ele foi construído por pessoas que moram em Goiás, que conhecem o Estado”.
José Eliton disse que recebeu com “muita naturalidade e sem nenhuma ansiedade”, os números da pesquisa Serpes/O Popular, divulgados neste domingo, que o colocam em segundo lugar na disputa ao governo. Ele acredita em crescimento substancial de sua candidatura na preferência do eleitorado “no momento em que as campanhas começarem a ser colocadas na rua a partir deste dia 16/08 (quinta-feira)”.
A discrepância das avaliações que se tem verificado entre as sondagens feitas por diversos institutos, também mereceu análise por parte do governador. “Eu respeito a fórmula de obtenção dos dados de cada instituto”, comentou ao firmar sua convicção “na força da base, na estrutura partidária da coligação, no número de prefeitos e lideranças que nos acompanham e levam nossa mensagem a todos os cidadãos”.
O governador acredita que “a grande movimentação do eleitorado no sentido de definir sua escolha, se dá a partir da campanha eletrônica, mesmo porque a televisão atinge um número maior de pessoas. A partir daí, elas começam a definir suas escolhas”. José Eliton conta também como diferencial em favor de sua campanha, o maior tempo de televisão. “Faremos um programa que vai mostrar a Goiás aquilo que fizemos, que estamos fazendo e o que vamos fazer”, acentuou.
A campanha da coligação, mantendo a tradição, iniciada em 1999 pelo ex-governador Marconi Perillo, será iniciada pela cidade de Goianésia, no Vale do São Patrício. “Começaremos por lá. No meio de semana trabalharei minha candidatura após o expediente e utilizarei os fins de semana para intensificar o contato com os eleitores de todo o Estado”, confirmou.