Gustavo Sebba quer instituir acompanhamento oftalmológico nas escolas públicas

0
340

Tramita na Assembleia Legislativa o projeto de lei que institui a campanha “Oftalmologista na Escola”, no âmbito do Estado de Goiás. A campanha dispõe sobre a realização de exame oftalmológico para todos os alunos matriculados nas escolas públicas goianas. A matéria, que leva o número 1589/17, é assinada pelo parlamentar tucano Gustavo Sebba.

 

Pela proposta do deputado, fica a Secretaria de Educação e a Secretaria de Saúde autorizadas a realizar exame oftalmológico nos alunos das escolas públicas. A escola deverá, no ato da matrícula, solicitar o exame médico oftalmológico do aluno. Na ausência da entrega do exame, a escola encaminhará o aluno para os serviços de assistência social e de saúde para garantir a realização gratuita do exame oftalmológico.

 

“O objetivo deste projeto é verificar a prevalência de problema visual, principalmente nos alunos das primeiras séries do ensino fundamental de escolas de redes pública estadual. O Ministério da Educação concluiu que a maior causa da evasão escolar são problemas de visão”, justifica Gustavo Sebba.

 

O deputado argumenta que o exame oftalmológico é necessário para todas as crianças, e não se deve esperar os sinais e sintomas de alguma doença ocular surgir para ser avaliada pelo médico oftalmologista. “A importância da realização desse exame oftalmológico nos alunos, no ato da matrícula, possibilita o diagnóstico de possíveis causa e, com isso, a indicação de uso de óculos melhorará o aprendizado das crianças com problemas de visão”, completa.