O Sudeste
No Estado de Goiás, a vacinação contra o vírus influenza, causador da gripe, começou no dia 31 de março, uma semana antes do início da imunização em âmbito nacional.
A baixa procura pelo imunizante nos postos de saúde nos primeiros dias de vacinação vem preocupando os agentes da Secretaria Municipal de Saúde de Catalão.
“Para facilitar o acesso à vacina daqueles que dependem de ajuda para se deslocarem até as unidades de saúde, mudamos o horário de funcionamento da nossa Central de Imunização, na Av. 20 de Agosto, ao lado do SAMU. Lá, uma equipe atenderá os grupos prioritários das 13h às 19h”, disse Gracielle Ribeiro Torres, enfermeira do Núcleo de Vigilância Epidemiológica.
Grupos prioritários
A meta da Secretaria de Saúde de Catalão é vacinar 90% de cada um dos grupos a seguir:
Crianças (a partir dos seis meses a menores de seis anos de idade; e indígenas e com comorbidades – dos seis meses aos nove anos de idade)
Trabalhadores de saúde (em atividades na assistência, vigilância, apoio, cuidadores, doulas/parteiras e estudantes prestando atendimento em serviços de saúde)
Gestantes
Puérperas
Professores de todos os níveis
Povos indígenas
Populações Quilombolas
Idosos com 60 anos ou mais de idade
Pessoas em situação de rua
Profissionais das forças de segurança e salvamento
Profissionais das forças armadas
Pessoas com doenças crônicas e não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, independentemente da idade
Caminhoneiros
Trabalhadores do transporte coletivo e rodoviário
Trabalhadores portuários
População privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.
Importante
Apresentar documento que comprove a profissão ou vínculo empregatício.
Apresentar laudo médico para os portadores de comorbidades.
Levar o cartão de vacina
Horário de vacinação
De segunda a sexta, das 7h às 11h e das 13 às 16h45
Período: do dia 7/3 ao dia 30/5, em todas unidades de saúde, incluindo os distritos
Dia “D” de mobilização nacional: 10 de maio (sábado)
A meta é reduzir complicações e internações
A infecção respiratória por influenza se apresenta em formas leves ou agudas. O objetivo da estratégia de vacinação é reduzir as complicações, as internações e a mortalidade em grupos específicos da população, considerados mais frágeis ou suscetíveis ao vírus. A vacina contra a influenza promove imunidade durante o período de maior circulação do vírus, além de reduzir o agravamento da doença, as internações e o número de mortes.
SECOM Prefeitura de Catalão