Grupo de trabalho instituído pelo IPASC vai criar novo modelo de previdência complementar para servidores municipais

0
263

O Sudeste

Cerca de 20 pessoas participaram de uma apresentação sobre as novas regras dos regimes de previdência, feita pelo consultor previdenciário, Fernando Calazans, nesta segunda-feira(30), no auditório da Prefeitura de Catalão.

O encontro, coordenado  pelo Instituto de Previdência Social dos Servidores de Catalão (IPASC), foi o primeiro passo para que o município atenda, ainda este ano, a Emenda Constitucional 103, da Constituição Federal de 1988, que trata da instituição do Regime de Previdência Complementar (RPC). “Este regime é conhecido por oferecer uma proteção a mais ao trabalhador durante a aposentadoria”, disse a superintendente do IPASC, Karla Rabelo.

O grupo, formado por servidores municipais, consultores previdenciários e vereadores, terá a atribuição de realizar um estudo diagnóstico da situação atual do regime próprio de previdência social dos servidores públicos de Catalão; tomar conhecimento da legislação que rege os regimes de previdência e elaborar um modelo a ser encaminhado para apreciação do Legislativo. O grupo de trabalho tem 45 dias para apresentar o texto que ainda deverá ser aprovado pela Câmara Municipal e, depois, ser sancionado pelo prefeito Adib Elias.

“O modelo de previdência complementar é o mais usado pelo poder público nos países desenvolvidos e funciona com uma poupança extra para que o servidor inativo possa usufruir da aposentadoria com mais recurso financeiro”, disse o consultor Fernando Calazans.

ASCOM Prefeitura de Catalão