O Sudeste
Com a chegada das férias escolares, a procura por cidades goianas como Pirenópolis, Três Ranchos, Lagoa Santa, Alto Paraíso, entre outros destinos turísticos cresce consideravelmente. O mês de julho também coincide com a temporada de praias em Goiás no Rio Araguaia. Por isso, durante este período, é preciso um reforço no sistema de abastecimento para garantir água tratada para os turistas e para os moradores locais.
O Governo de Goiás, por meio da Saneago, planeja e executa ações ao longo de todo o ano, para que, quando cheguem as férias, não falte água em quantidade e qualidade para atender a população nas cidades turísticas. Uma das principais ações visa reduzir o índice de perdas, durante todos os meses do ano, o que garante maior segurança hídrica no período de maior demanda.
Um dos destaques nesse quesito é Lagoa Santa, famosa por sua imensa lagoa de águas termais, e que possui o menor índice de perdas de água em todo o Estado, 10,97%, enquanto a média nacional é de 40,3%. A cidade é atendida por poço tubular profundo e sua vazão comporta a longo prazo toda a demanda da população flutuante.
Outro destino muito procurado por turistas é Três Ranchos, no sudeste de Goiás. Com atrações naturais, como o lago azul, o município atrai turistas de todas as partes do Brasil. O índice de perdas, atualizado, é de 19,01%, o que é considerado um patamar excelente, bem abaixo do índice nacional. Além disso, a Saneago implantou um novo reservatório apoiado, com capacidade de reservar 500 mil litros de água tratada, para garantir o abastecimento nos períodos de maior consumo, como ocorre nos feriados e férias escolares.
Pirenópolis
Um dos principais destinos, Pirenópolis recebe visitantes principalmente de Goiânia e Brasília, devido à sua proximidade com as duas capitais. Com 26,6 mil habitantes, durante as férias, esse número sobe para até 200 mil pessoas, de acordo com a Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico.
Ao longo do mês de julho, as vazões dos mananciais que abastecem o município estão dentro dos níveis satisfatórios e o sistema de abastecimento de água da cidade também possui capacidade de produção suficiente para este período. No entanto, os técnicos da Saneago realizam o monitoramento diário do sistema e, caso seja necessário, será acionado um conjunto de motor-bomba para captação do Rio das Almas, ampliando a produção de água tratada.
Rio Araguaia
Para temporada Araguaia 2023, a estimativa é de que as cidades banhadas pelo rio recebam cerca de 1 milhão de pessoas nos meses de junho e julho. Somente em Aruanã, a expectativa é para 500 mil visitantes.
Chapada dos Veadeiros
O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros é um dos principais atrativos para quem visita a cidade de Alto Paraíso de Goiás. Todos os anos, a região recebe milhares de turistas que buscam tranquilidade, contato com a natureza e praticar esportes de aventura.
Para incrementar o abastecimento neste período de férias no município, as equipes da Saneago interligaram um novo poço tubular profundo, aumentado a produção de água para atender turistas e moradores locais. Em São Jorge, distrito de Alto Paraíso, uma série de ações foram executadas entre os dias 3 e 7 de julho, para reforçar o abastecimento de água durante este mês. Dentre elas, destaque para a substituição dos conjuntos de bombas da captação de água bruta, para aumentar a vazão e a produção.