O Sudeste
Adriana Marinelli
Goiânia – Goiás pode decretar situação de emergência em saúde após explosão de casos de dengue. É o que afirma o novo secretário estadual de Saúde, o médico Sandro Rogério Rodrigues Batista, que foi empossado no cargo nesta segunda-feira (18/4). “Vamos fazer análises e ver a possibilidade disso [decretar estado de emergência]. Nosso trabalho é baseado em evidências”, disse o novo auxiliar do governo Ronaldo Caiado. “Sempre com muita discussão técnica”, completou.
Balanço divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) na útima semana mostra que no comparativo das 13 primeiras semanas deste ano com o mesmo período de 2021, o número de notificações de dengue teve crescimento de 295,32%. Foram 22.018 casos notificados em 2021 contra 87.042 em 2022.
Capital
Em Goiânia, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) já decretou situação de emergência em saúde em razão do elevado número de casos de dengue. A capital, inclusive, figura há algumas semanas como a cidade brasileira com mais registros da doença. Com o decreto municipal, Goiânia pode adquirir materiais para ampliar as ações preventivas contra o mosquito Aedes aegypt. Fica também permitida a ampliação de equipes, em caráter temporário, para o combate à doença.
A Redação