Estado desobriga uso máscara em locais abertos, mas mantém exigência em lugares aglomerados

0
111

O Sudeste

Goiás flexibilizou o uso obrigatório de máscaras em locais abertos, porém continua sendo recomendado a utilização do equipamento de proteção para ambientes com aglomeração. Assim, como para pessoas imunodeprimidas, não vacinadas e com sintomas gripais. A nota técnica da Secretaria Estadual de Saúde de Goiás (SES-GO) foi divulgada nesta quinta-feira, 10.

O critério para o município adotar a autorização estadual é estar com esquema primário maior ou igual a 75%. Isso na população a partir dos cinco anos. Os dados a serem considerados são os registrados no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações, isto é, a plataforma de informação oficial para o registro de doses aplicadas.

O documento destaca que foram registradas reduções das médias móveis de casos de internações e óbitos nas últimas quatro semanas, quando houve recuo na ocupação de leitos destinados para pacientes com Covid-19. Mesmo que todos os municípios goianos não alcançaram a meta de cobertura vacinal contra a doença, a SES-GO frisa que a aplicação das doses adicionais e de reforço para o público infantil tem avançado.

Embora flexibilizada, o uso da máscara segue obrigatório em ambientes fechados, como no transporte coletivo, aeroportos, rodoviárias e escolas. O governo informou que as recomendações da nota técnica serão modificadas, conforme haja avanço da vacinação completa da população, ao ser apresentado novo cenário epidemiológico.

Jornal Opção