O Sudeste
Goiás está prestes a registrar 20 mil casos de Dengue somente em 2024. De acordo com dados da Secretaria de Saúde de Goiás, até esta segunda-feira, 19, já foram confirmados 19.533 casos da doença, sendo outros 48.836 casos suspeitos, com 6 óbitos confirmados e outros 63 em investigação. O Governo de Goiás está adotando várias estratégias com o objetivo de garantir a assistência efetiva aos pacientes de dengue.
Veja:
O subsecretário de Vigilância e Atenção Integral à Saúde da SES-GO, Luciano de Moura Carvalho, informou que entre estas iniciativas estão a instalação de 52 Gabinetes de Combate às Arboviroses nos municípios goianos, a capacitação de 700 médicos e enfermeiros que atuam diretamente no atendimento às vítimas e a destinação de 60 leitos exclusivos em Goiânia e Nerópolis para as pessoas com o agravamento dos sintomas de dengue.
A ação da SES-GO foi adotada devido ao avanço dos casos de em Goiás, em especial a dengue, que culminou com a decretação da situação de emergência em saúde pública pelo governador Ronaldo Caiado. Neste ano, nas seis primeiras semanas, foram notificados 33.362 casos de dengue no Estado, o que representa um avanço de 91% em relação ao mesmo período do ano passado.
Até o momento foram confirmadas 6 mortes por dengue em Goiás. Destas, 3 foram em Uruaçu, 1 em Águas Lindas de Goiás e 2 em Iporá e 1 em Cristalina. Outras 63 mortes estão sendo investigadas pelo Comitê de Investigação de Óbitos de Dengue. A superintendente de Vigilância em Saúde da SES-GO, Flúvia Amorim, acentuou que os casos de chikungunya também estão aumentando de forma expressiva, principalmente na Região Sudoeste do Estado, nos municípios que fazem divisa com Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.
A Secretaria de Saúde de Goiás divulgou que 83 municípios estão em situação de emergência por dengue. Segundo a pasta, seis mortes já foram confirmadas em Goiás em 2024. Sendo três em Uruaçu, uma em Águas Lindas de Goiás, uma em Iporá e uma em Cristalina.