Por O Sudeste
Catalão recebeu nesta terça-feira (26), 790 doses da vacina FioCruz (Oxford/AstraZeneca), que previne a Covid-19. Importadas da Índia, elas foram repassadas ao município pelo Ministério da Saúde, por meio do Governo do Estado. As novas doses servirão para dar continuidade à imunização dos profissionais que atuam na área da saúde.
A vacinação começou logo no início da manhã de ontem (27) e se estendeu até às 20 horas. Duas unidades foram escolhidas para esse trabalho: Centro Integrado da Mulher e Centro de Pediatria (Vila Mutirão). As vacinas estão certificadas para uso emergencial pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e precisam de duas doses para garantir a imunização. Portanto, aqueles que receberem o antídoto agora precisarão do reforço, após 12 semanas.
Esta é a segunda vez que Catalão recebe vacinas contra o novo coronavírus, totalizando 1.890 doses até o momento. Isso porque, além destas 790 recém-chegadas, o município recebeu na semana passada, 1.100 vacinas iniciais que (como estabelece o próprio Ministério da Saúde e as regras da Campanha Nacional de Imunização), devem ser destinadas prioritariamente aos idosos (acima de 60 anos de idade em situação de asilo) e profissionais da saúde. Estima-se que aproximadamente 2.300 pessoas compõem esse primeiro grupo na cidade.
Todos os que vivem em instituições de longa permanência em Catalão (idosos em asilo) já se encontram imunizados.
Cuidados continuam e devem ser reforçados
A Prefeitura orienta a população para que continue seguindo os protocolos de prevenção da doença, como a utilização de máscaras de proteção facial. O município destaca ainda a importância de lavar as mãos com água e sabão ou usar álcool gel, além de manter o distanciamento social.
ASCOM Prefeitura de Catalão