Durante o dia de ontem, quarta-feira, (26), Catalão recebeu a visita técnica da comitiva da Polícia Nacional do Japão que veio conhecer o projeto Patrulha Rural, desenvolvido pelo 9º Comando Regional de Polícia Militar (CRPM).
A visita faz parte do cronograma de atividades desenvolvidas pela Polícia Militar de Goiás, em cumprimento a um acordo de cooperação técnica entre os governos do Brasil e do Japão, que visa a troca de experiências a fim de estruturar e difundir a filosofia de Polícia Comunitária no Brasil.
Catalão foi escolhida para esta apresentação por ter sido a primeira cidade de Goiás a adotar um modelo de Patrulha Rural Georreferenciada com o apoio do Sindicato Rural de Catalão (SRC). Criada em novembro de 2015, os ótimos resultados apresentados pela Patrulha despertaram interesse da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) e da Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária de Goiás, de forma que o projeto foi estendido para 30 municípios goianos e até para outros estados como Minas Gerais e Santa Catarina.
Segundo a comandante do Centro da Polícia Militar Comunitária, Major Cláudia, o Japão é referência nesta modalidade de policiamento que é praticada neste país há cerca de 200 anos. “Aqui estamos caminhando para isso. Alguns policiais do Brasil já os visitaram e tiveram a oportunidade de ver in loco como este trabalho é realizado com tanta eficiência e sucesso por lá. Sabemos que somos culturas diferentes, mas temos o mesmo objetivo, de observar as boas práticas e adaptá-las para nossa realidade. De igual forma eles fazem isto também, percebem situações que podem aplicar no Japão”, pontua.
O perito Taro Matsunaga, revelou que o grupo está admirado com o os vínculos que os policiais conseguem estabelecer com o homem do campo, através de um contato interpessoal, do respeito, confiança e amizade, que foi observado através das visitas que acompanharam na zona rural.