Caiado sanciona lei de proteção às mães atípicas

0
63

O Sudeste

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, sancionou a lei que institui a Política Estadual de Atenção e Proteção às Mães Atípicas. O objetivo da legislação é de dar visibilidade e apoio às mães de crianças portadoras de deficiências, síndromes, transtornos e doenças raras que podem afetar o desenvolvimento.

Aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) e publicada no Diário Oficial do Estado (DOE), na última quinta-feira (10/10), a nova lei visa conscientizar a população e fortalecer as redes de apoio e cuidados especializados às famílias que enfrentam os desafios de criar de crianças com necessidades especiais. A Semana Estadual das Mães Atípicas será realizada anualmente, na terceira semana de setembro, com eventos, palestras e atividades voltadas para mães, profissionais de saúde, assistentes sociais e educadores.
O secretário de Estado da Saúde, Rasível Santos, ressalta que a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás  (SES-GO) já se mobiliza para atuar de forma mais intensa neste período, promovendo discussões e ampliando o conhecimento sobre o papel das mães atípicas. “O Estado é sensível aos desafios vivenciados pelas mães de crianças com diferentes tipos de deficiência”, afirma ele, lembrando que cada vez mais estudos evidenciam a importância de uma rede de apoio forte e integrada para auxiliar no bem-estar emocional destas mulheres.
A Redação