Caiado destaca geração de emprego e sustentabilidade em inauguração de usina

0
90

O Sudeste

O governador Ronaldo Caiado (UB) participou da inauguração da nova usina de cana-de-açúcar no município de Aporé, no extremo Sul do estado. “Teremos tecnologia de ponta, renda per capita e salários mais altos, além de pessoas sendo preparadas para trabalhar com essa tecnologia. Isso tudo é motivo para festejar”, afirmou Caiado. A empresa chega a partir de incentivo do Governo de Goiás por meio do Programa Produzir, criado em 2021.

O empreendimento pertence ao grupo paulista Nardini Agroindustrial e foi inaugurado nesta sexta-feira, 12, com a presença do vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin.

A empresa pretende moer 900 mil toneladas de cana-de-açúcar na safra atual e 80 milhões de litros de etanol. Ainda será produzida energia elétrica a partir do bagaço da cana. “É 100% verde e renovável”, lembrou o governador, ao defender o incentivo às matrizes de energia limpa no país. “Se nós temos fontes renováveis, não temos por que priorizar fontes importadas”, complementou Caiado.

Alckmin afirmou que o Brasil tem a “energia mais limpa do mundo” e potencial para continuar avançando. “Fomentar a indústria sucroenergética é prioridade, imprescindível para o Brasil”, concordou Silveira. Ele chamou de “pré-sal caipira” o potencial do campo para este e outros produtos, como o biogás, e disse que o percentual de etanol na gasolina pode subir de 27% para 30%, o que deve estimular o setor.

Empresa estima dobrar produção na próxima safra

O presidente projetou que a próxima safra deve atingir 150 mil toneladas de cana, 103 milhões de litros de etanol e gerar 75 mil MW de energia excedente.

Para alcançar tais resultados, a empresa pretende “aprimorar os processos e aumentar a capacidade de produção com tecnologias de ponta, treinamento e capacitação das equipes, desenvolvimento de novos produtos, expansão do mercado, sem se descuidar de ações nas áreas de responsabilidade social e ambiental”.

Jornal Opção
(Foto: Lucas Diener)