O Sudeste
O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), aparece entre os nomes lembrados pelo eleitorado para substituir o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), hoje inelegível, como candidato da direita ao Palácio do Planalto em 2026. A informação é da pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira (3/4), que mostra o goiano com 9% das menções dos entrevistados, empatado com os governadores Ratinho Júnior (PSD), do Paraná, e Romeu Zema (Novo), de Minas Gerais. Caiado fica à frente de Eduardo Bolsonaro (PL), citado por apenas 4%.
A pesquisa indica que, entre os eleitores da direita, os nomes mais lembrados para 2026, com Bolsonaro impossibilitato de disputar o pleito, são os do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), com 15%, e da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL), com 14%. Ambos estão tecnicamente empatados dentro da margem de erro de dois pontos percentuais. Pablo Marçal (PRTB) aparece na sequência, com 11%.
O levantamento foi realizado entre os dias 27 e 31 de março, com 2.004 eleitores entrevistados. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.
Pré-candidatura
Diante desse cenário, Ronaldo Caiado irá oficializar sua pré-candidatura à Presidência da República nesta sexta-feira (4/4), em um evento no Centro de Convenções de Salvador, às 9h. O lançamento contará com a presença de mais de 100 prefeitos goianos, além de outros líderes políticos e empresários.
Caiado busca se consolidar como uma opção viável da direita para 2026 e, para isso, promete intensificar viagens pelo Brasil nos próximos meses para levar suas propostas ao maior número possível de eleitores.
A Redação