Por O Sudeste
O prefeito Adib Elias, através de uma live transmitida nas redes sociais da Prefeitura Municipal, lançou a 2ª etapa da canalização do Córrego Pirapitinga, com a assinatura da ordem de serviço para começo imediato de mais uma importante obra pública para Catalão. A solenidade respeitou os protocolos de biossegurança e contou com a presença de autoridades políticas, representantes da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, e imprensa.
O projeto, orçado em mais de R$ 20 milhões, permitirá a continuação da canalização do Córrego Pirapitinga até nas proximidades da antiga Parmalat (vias de acesso ao bairro Santa Terezinha e ao Distrito Minero-Industrial de Catalão (DIMIC). Serão cerca de 516 metros de extensão e uma transversal de 8 m de largura e 3,5 m de altura, contribuindo com a prevenção de transtornos futuros, como inundações e desastres naturais na região. Também serão construídas pistas de passeio com acessibilidade, serviços de urbanização e parques lineares ao longo de toda sua extensão.
Em seu discurso, Adib Elias reforçou a parceria existente com a atual Câmara de Vereadores de Catalão e afirmou que sonho todos têm, mas que é preciso ter vontade de realizá-los. “Quando eu voltei do coma, eu já estava lembrando dessa obra, é impressionante, eu estava lembrando que eu tinha que fazer tudo isso, e podem pensar assim, como você faz tudo isso? É segurando a economia da prefeitura, a administração da prefeitura, como o Ayrton Senna segurava o carro na mão, e se não acontecer isso, e a ajuda da Câmara de Vereadores, Catalão não teria essas condições que tem hoje”, declarou o prefeito.
Adib ainda lembrou que cresceu ouvindo sobre a necessidade de canalização do Córrego Pirapitinga, e que essa era uma obra que sempre sonhou enquanto prefeito. “A canalização de mais essa parte do Córrego Pirapitinga é o resultado do processo de administração e planejamento para a nossa cidade. Representa a concretização de mais um sonho que idealizamos juntos pra Catalão. Será imprescindível principalmente porque vai resolver a questão da mobilidade na região, sem contar que será também um espaços de lazer, entretenimento e para a prática de atividade física dos moradores e famílias que vivem aqui. Todavia, os catalanos podem esperar: essa será só a primeira de grandes outras obras que virão nos próximos anos dessas administração”, destacou Adib Elias.
Sobre a OBRA DE CANALIZAÇÃO DO RIBEIRÃO PIRAPITINGA (SEGUNDA ETAPA)
A segunda etapa da canalização do Ribeirão Pirapitinga e vias marginais será uma obra de infraestrutura pública para prevenção ao risco de desastres de inundações. Um investimento orçado em mais de R$ 20 milhões.
A obra contemplará a execução de serviços primordiais como: canalização em concreto armado do Ribeirão Pirapitinga ao longo de 516 metros de extensão. O local receberá asfalto do tipo CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente), rede de iluminação pública completa (66 postes e 110 luminárias em LED), serviços de urbanização com plantio de mais de 48 mil m² de grama tipo esmeralda, florestamento, cerca de 10 mil m² de passeios (calçadas) com total acessibilidade e muito mais.
A execução da segunda etapa da canalização do Ribeirão Pirapitinga, permitirá a continuação da Avenida Raulina Fonseca Paschoal, criando novo acesso ao Distrito Minero-Industrial de Catalão (DIMIC) e bairros adjacentes. Além disso, proporcionará lazer e conforto por meio da urbanização do local com a criação de quatro parques lineares. Esta etapa concluirá todo o processo de canalização do leito do Ribeirão Pirapitinga, no trajeto que se estende pelo perímetro urbano da cidade, dispensando assim, futuras intervenções a jusante.
A empresa vencedora da licitação é a JM TERRAPLANAGEM E CONSTRUÇÕES LTDA. Conforme consta no contrato, a responsável pela execução dos trabalhos terá um prazo de 14 meses para concluir a obra.
O SUDESTE com informações da ASCOM Prefeitura de Catalão