O Sudeste
Com objetivo de combater a desinformação e a corrupção nas eleições deste ano, a Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO) lança na próxima quinta-feira, 26, às 20h, o movimento Eleições de Fato. Inicialmente, o programa pretende disponibilizar um site para acolher denúncias de eleitores e divulgação de conteúdo.
O material coletado servirá para identificar fake news, que receberão selos indicando se a notícia é falsa, distorcida, exagerada, insustentável ou contraditória. Todo o conteúdo irá passar por checagens da agência fact-checking. A plataforma será aberta para o eleitor enviar links e vídeos para verificação.
Outros mecanismos serão perfis no Instagram e no WhatsApp, por onde serão feitas publicações, divulgação de conteúdos e recebimento de denúncias. Por eles também serão dados ‘feedback’ “no menor tempo possível para os denunciantes, acerca das providências tomadas e da análise do conteúdo denunciado”.
Nesse contexto, a OAB-GO pretende seguir a mesma linha da Justiça Eleitoral no enfrentamento a disseminação de fake news. O evento de lançamento ocorrerá no Auditório Eli Alves Forte, sede da seccional, no Setor Marista em Goiânia.
Jornal Opção