O Sudeste
Um movimento contra o aumento do Fundo Eleitoral será realizado, no próximo final de semana (19 e 20/2), em 80 cidades de 13 estados da federação. Entre elas, estão Goiânia, Catalão, Caldas Novas, Rio Verde, Jussara, Luziânia, Valparaíso e Águas Lindas. A ação será coordenada pelo partido Novo e pretende mostrar contrariedade ao Fundo Eleitoral de R$ 4,9 bilhões, aprovado pelo Congresso Nacional.
Além da legenda, que alega não utilizar o dinheiro público para financiar suas campanhas, o movimento terá apoio de organizações da sociedade civil e do setor industrial. O partido considera o valor inconstitucional e propôs ação no Supremo Tribunal Federal (STF) para defender a diminuição do recurso a ser destinado para campanhas eleitorais para R$ 2,1 bilhões.
O presidente do Novo, Eduardo Ribeiro, entende que o recurso beneficiará candidatos com sólida estrutura de campanha. A disparidade privilegiaria aqueles com maior concentração de renda. “Dentro de um sistema político e social historicamente muito desigual, precisamos aplicar recursos em demandas urgentes da população brasileira, em detrimento do inchaço dos partidos políticos: saúde, segurança pública e educação”, afirmou o dirigente da sigla.
Jornal Opção