O Sudeste
Após conhecer os primeiros times finalistas, com os classificados das etapas de São Luís de Montes Belos e Luziânia, os Jogos Abertos de Goiás terão mais duas etapas da fase regional neste final de semana, entre os dias 4 e 6 de fevereiro. As cidades de Catalão e Goianésia sediam as disputas de futsal, vôlei, basquete e handebol, com equipes que avançaram das etapas classificatórias. Equipes de 28 municípios estarão representadas nestas etapas.
Para o secretário de Esporte e Lazer de Goiás, Henderson Rodrigues, a realização dos Jogos Abertos de Goiás vem atingindo o objetivo, de integrar os municípios goianos através do esporte. “O governador Ronaldo Caiado sempre nos fala que o objetivo da Secretaria de Esporte e Lazer é levar o esporte para os municípios, de todas as regiões do Estado. Isso é o que procuramos fazer, e os Jogos Abertos são uma ferramenta muito importante para fomentar a prática esportiva no interior goiano”, ressaltou o titular da pasta.
O município do Sudeste goiano vai receber equipes de 11 municípios (Morrinhos, Itumbiara, Caldas Novas, Rio Quente, Gouvelândia, Catalão, Goiandira, Campo Alegre, Corumbaíba, Cachoeira Dourada e Quirinópolis). Serão utilizados três ginásios na competição. O Ginásio Internacional Dimas Gomes Pires vai receber as disputas de futsal e basquete, o ginásio Téofilo Silva vai ser utilizado para o handebol, enquanto o ginásio Maria Tereza Elias recebe o vôlei.
Já a etapa de Goianésia vai ter 17 municípios representados em quadra (Goianésia, Minaçu, Jaraguá, Mozarlândia, Campinorte, Porangatu, Itapaci, Santa Terezinha de Goiás, São Miguel do Araguaia, Nova Crixás, Ceres, Uruaçu, Petrolina de Goiás, Araguapaz, Ouro Verde, Mundo Novo e Formoso). As disputas também vão ocorrer em três ginásios (Mário Divino Celestino, Jaime Fernandes e a quadra do Colégio Estadual Jales Machado).
As duas cidades vão ter competições dos dois naipes (masculino e feminino) nas quatro modalidades. Na fase regional, os três melhores colocados de cada modalidade recebem premiação, com troféus e medalhas, mas apenas o campeão garante vaga para a fase estadual (final), que será disputada em Goiânia, entre os dias 9 e 13 de março.
Assim como foi nas etapas classificatórias, o Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer, segue oferecendo toda estrutura e suporte para as delegações dos municípios, com alojamento e refeitório, servindo três refeições diárias, além do serviço de recuperação e fisioterapia para os atletas.
Etapa de Catalão – Equipes Inscritas
Futsal masculino: Campo Alegre, Corumbaíba, Itumbiara e Morrinhos
Futsal feminino: Catalão, Gouvelândia, Itumbiara e Goiandira
Basquete masculino: Morrinhos, Caldas Novas, Rio Quente e Itumbiara
Basquete feminino: Morrinhos e Caldas Novas
Vôlei masculino: Quirinópolis, Campo Alegre, Caldas Novas e Morrinhos
Vôlei feminino: Itumbiara, Catalão, Morrinhos e Caldas Novas
Handebol masculino: Goiandira, Itumbiara, Caldas Novas e Cachoeira Dourada
Handebol feminino: Itumbiara, Catalão e Caldas Novas
Etapa de Goianésia – Equipes Inscritas
Futsal masculino: Jaraguá, Campinorte, Mozarlândia, Petrolina, Porangatu e Araguapaz
Futsal feminino: Goianésia, Nova Crixás, São Miguel do Araguaia, Porangatu, Uruaçu e Jaraguá
Basquete masculino: Goianésia, Minaçu, Jaraguá, Mozarlândia, São Miguel do Araguaia e Porangatu
Basquete feminino: Mozarlândia e Porangatu
Vôlei masculino: Goianésia, Formoso, Mundo Novo, Porangatu, Mozarlândia e Itapaci
Vôlei feminino: Ouro Verde, Porangatu, Goianésia, São Miguel do Araguaia e Mozarlândia
Handebol masculino: Itapaci, Porangatu, Santa Terezinha de Goiás, Campinorte, Nova Crixás e Ceres
Handebol feminino: Itapaci, Porangatu e Ceres
Fonte: Secretaria de Esporte e Lazer (Seel)