O Sudeste
Catalão é o 8º município mais rico do agronegócio em Goiás e ocupa a 83ª posição no ranking nacional, conforme dados do IBGE, divulgados pelo Ministério da Agricultura no começo de janeiro. “Será uma oportunidade de divulgar a produção de soja do Sudeste goiano para conhecimento de mais pessoas e destacar a pujança econômica da nossa região”, ressalta o diretor regional da Aprosoja-GO e diretor do Sindicato Rural, José Fava Neto.
A Abertura Estadual da Colheita de Soja é direcionada a produtores rurais e profissionais do setor, como engenheiros agrônomos, técnicos e consultores, e tem o apoio institucional do Sistema Faeg/Senar e Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa).
A programação conta com o painel técnico “A década em perspectiva: valerá a pena investir no Agro?”, com palestra do Marcos Fava Neves (professor da USP e FGV e comentarista Agro na CNN Brasil) e debate com Enio Fernandes (consultor de mercado Terra Agronegócios) e Felipe Muniz (economista da XP Investimentos). Haverá também a Abertura Oficial da Colheita, com participação de políticos e autoridades de diversas esferas institucionais, e o ato simbólico da colheita da soja, com máquinas modernas em campo. O evento termina com almoço e show com artistas locais.
Os participantes poderão ainda conhecer novas tecnologias em produtos e serviços voltados para o agro e fechar bons negócios com as empresas parceiras do evento: Rifértil Fertilizantes, AgroFava Sementes, AgroSuporte, Conquista Agribusiness, EcoPower Energia Solar, Fava Sementes, Giro Agro, Ihara, Maqnelson John Deere, Pivot Case IH, Solubio Tecnologias Agrícolas, Soma Agrícola, Trisolo e XP Investimentos. A Caixa é a instituição bancária oficial. “Acontecer a Colheita em Catalão nos projeta ao cenário dos grandes municípios produtores de soja. É uma vitrine muito boa. Estou muito feliz”, ressalta Renato Ribeiro, presidente do Sindicato Rural de Catalão.
A entrada para o evento é gratuita e as inscrições podem ser realizadas pelo site https://eventos.sistemafaeg.org.br/.
Sobre Catalão
Catalão destaca-se como um dos 10 principais produtores de grãos no Estado. Somente no município há mais de 113 mil hectares cultivados com soja, que representam 3,2% da área total cultivada com a oleaginosa em solo goiano. Nos últimos 20 anos, houve crescimento de 135% na área de soja catalana, o que transformou a realidade produtiva da região, permitindo também a intensificação e agregação de valor às demais atividades agropecuárias locais.
Nesta safra 2021/2022, a expectativa é que o município colha mais de 415 mil toneladas da oleaginosa. Somente através da produção direta, a soja é responsável pela formação de um Valor Bruto Total superior a R$ 1 bilhão, sem somar as cadeias de insumos (sementes, adubos, defensivos), máquinas e equipamentos agrícolas, que movimentam outras centenas de milhões de reais.
Segundo o IBGE, as propriedades rurais de Catalão são responsáveis diretas pela ocupação profissional de mais de 6.000 habitantes, respondendo por quase 20% da população formalmente empregada.
Fonte: Com Informação da Assessoria de Comunicação do Sindicato Rural de Catalão