Vanderlan Cardoso prestigia inauguração da Moradia Universitária do Cerrado e da Usina Fotovoltaica, em Catalão

Ele aproveitou, em reunião, para estreitar os laços com o prefeito Adib Elias.

0
225

O Sudeste

O senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO) esteve ontem (22), em Catalão, participando da inauguração da Moradia Universitária do Cerrado e da Usina Fotovoltaica da Universidade Federal de Catalão (UFCAT). Ele acompanhou o ministro da Educação, Milton Ribeiro, e na ocasião, parabenizou a reitora Roselma Luchesse pelo belíssimo trabalho realizado à frente da instituição. “Quem acompanha minhas ações no Senado sabe o quanto eu tenho atuado para que a nossa população tenha acesso a uma educação superior de qualidade”, afirmou Cardoso.

Foi o senador, o coordenador dos trabalhos, no Senado Federal, que culminaram na independência administrativa e financeira das Universidades Federais Supernovas. A medida possibilitou que a UFCAT e outras instituições de ensino superior funcionassem de forma independente e autônoma, com orçamento próprio, gerando assim, emprego e renda. Durante a solenidade, Vanderlan ressaltou que a atual pauta, de futuros projetos da UFCAT, é a construção do prédio que abrigará o curso de medicina, uma obra de R$ 12 milhões.

Milton Ribeiro destacou a parceria do Senado Federal com o MEC, confirmando que Vanderlan é um grande parceiro, que sempre tem a educação como grande pauta, em seu trabalho. A reitora Roselma Luchese também agradeceu o senador por abraçar a luta das universidades e da UFCAT.

Na visita à Catalão, Vanderlan aproveitou para ter uma reunião com o prefeito Adib Elias. O município já foi contemplado com várias emendas viabilizadas pelo senador e outras parcerias têm sido discutidas com Adib, como o projeto do Hospital Municipal Regional. O encontro objetivou estreitar as relações entre o senador e o prefeito de Catalão e discutir demandas necessárias ao município.

Usina Fotovoltaica

A usina fotovoltaica inaugurada nesta segunda-feira tem 317 KWp de capacidade e produzirá 32 mil KWh/mês com quatro subsistemas, distribuídos entre os Campus I e II. Esse volume de energia teria a capacidade para abastecer 160 residências de porte pequeno a médio ou manter 133 mil lâmpadas LED em iluminação pública. O percentual médio de economia previsto é de 49%

Moradia Universitária do Cerrado

A Moradia Universitária do Cerrado, um projeto conduzido em conjunto pela Universidade Federal de Catalão (UFCAT) e Universidade Federal de Goiás (UFG), é um complexo que irá atender os estudantes que moram fora do município e estudam na Universidade.

O complexo é composto por dois edifícios de apartamentos, de 4 pavimentos cada, um estacionamento para 26 carros, um campo de grama para prática de esportes, um quiosque para socialização, e uma área aberta com funcionalidade urbana ainda a definir em projetos urbanísticos futuros.