Por O Sudeste
A Prefeitura de Catalão concluiu mais uma entre as quase 50 outras obras em andamento na cidade: a pavimentação asfáltica no trecho de mais de 4 quilômetros de via rural popularmente conhecida como Estrada do Ribeirão. Numa cerimônia – respeitando todas as medidas de biossegurança em função da pandemia do coronavírus – realizada na manhã desta quinta-feira (26), as benfeitorias foram entregues e oficialmente inauguradas pela administração municipal.
Os trabalhos tiveram início no dia 13 de maio. Em menos de três meses a empresa vencedora da licitação – CRM Construtora e Representação LTDA – executou todo o projeto que além de asfalto da melhor qualidade: CBUQ – Concreto Betuminoso Usinado a Quente – com 3,00 cm de espessura, realizou também os serviços de terraplanagem, meio fio e sarjetas em toda extensão da estrada. Foram investidos R$ 2.710.421,62 no trecho de 4.353 metros de extensão (entre o bairro Paquetá e as chácaras Santa Helena/próximo ao Campo da Olaria).
A pavimentação veio para melhorar as condições de segurança na trafegabilidade de veículos e sustentar o escoamento da produção da região que abriga o maior número de pequenas propriedades rurais do município, como Ribeirão, Custódia, Cisterna, Samambaia, Tambiocó, Coqueiros, Cachoerinha, entre outros.
Durante a cerimônia de inauguração que contou com a presença de autoridades políticas, representantes das forças de segurança, entidades classistas e empresários do agronegócio, todos categoricamente destacaram a importância da obra.
“Estrada rural sendo asfaltada eu só vi nos Estados Unidos. É obra de país de primeiro mundo. Adib mostra que o homem do campo e a zona rural agora tem vez”, disse o Presidente do Sindicato Rural de Catalão, Renato Ribeiro.
Wender Antônio Ferreira, Presidente da Cooperativa Agropecuária de Catalão (COACAL) agradeceu em nome de todos os produtores de leite o que a Prefeitura tem feito.
Dorival Miranda Duarte, representando os familiares do homenageado, também discursou: “É muito bom receber homenagem pra gente. Pra nossa família e pra quem a gente ama é muito melhor. Nós todos aqui estamos emocionados primeiramente por saber o quanto é justa essa homenagem. Meu pai foi um homem desbravador. Muito bom eternizar o nome dele que lutou, pagou juro e deu emprego: a três coisas que sustentam nossa nação. Pra nós não é surpresa essas coisas que o Adib faz. Porque ele já fez muito e vai fazer muito mais pra essa nossa cidade”, disse ele.
O presidente da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), Pedro Sales, esteve em Catalão e fez questão de participar da cerimônia. “Me considero ainda iniciante na política e na vida pública. Acho que tenho muito a aprender e estar com o Prefeito Adib Elias e ver o que ele tem feito, a qualidade de suas obras me deixa orgulhoso e admirado. Tenho certeza que teremos muitas outras alegrias e projetos grandiosos como esse pra fazer e entregar aos goianos, aos catalanos”.
O chefe do Poder Executivo, por sua vez, lembrou que as obras na zona rural de Catalão estão apenas começando. “Essa é uma importante estrada que concluímos e significa muito para nós. Pelos próximos três anos e meio vamos trabalhar ainda mais executando esse programa que vai priorizar e beneficiar várias regiões da nossa cidade. Amanhã mesmo daremos início ao asfaltamento de duas comunidades: Olhos D’água e Pedra Branca. É só o começo. Outras obras como essa, com a mesma qualidade, estão em fase de licitação e gradativamente vamos avançando. Um compromisso de campanha que assim como tantos outros estamos entregando com respeito e alegria pela nossa gente”, frisou Adib Elias, Prefeito de Catalão.
Homenagem
Popularmente conhecida como Estrada do Ribeirão, a via com tantas benfeitorias passa a ser denominada Rodovia Municipal Antônio Sebastião Duarte. Uma homenagem da Prefeitura de Catalão.
Sobre Antônio Sebastião Duarte
O Oitavo dos Trezes filhos de Roque J. Duarte e Ana C. de Lima. Nasceu na Fazenda Ribeirão em 15 de Setembro de 1930. Faleceu em 13 de Setembro de 1993, nesta cidade. Órfão, sob os cuidados de sua mãe, com seus irmãos, aprendeu a trilhar o caminho do bem, da honra e da honestidade. Trabalhador fez-se um homem empreendedor, em seus feitos edificou a Fábrica de Aguardente Brasileira na Zona Rural em 1957, Posto Santo Antônio em 1972, Indústria Guaraná Cidinha em 1977, Supermercado São João “Atual Reis” em 1980, Transporte Coletivo Duarte “Transduarte” em 1980, Posto Davinópolis em 1981 na Cidade da Davinópolis e o Posto Eldorado na Rodovia BR-050 em 1988, contribuindo com o bem comum e o progresso de sua Região, conquistando amigos e ganhando o respeito e admiração de todos. De personalidade alegre e jovial, era cordial, prestativo e companheiro, em todas as circunstâncias.
ASCOM Prefeitura de Catalão