Por O Sudeste
A Saúde pública em Catalão avança no aspecto da tecnologia em equipamentos. Tendo como prioridade oferecer ao cidadão aquilo que é seu direito e com qualidade, a atual administração municipal – diferentemente da maioria das prefeituras do país – anuncia conquistas na área: para modernizar e somar à estrutura existente, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) recebeu mais investimentos.
Praticamente R$ 300 mil foi o valor do recurso próprio utilizado na aquisição. São importantes aparelhos, tais como:
- 4 novos Monitores Multiparâmetro
- Servem para monitorar o paciente: frequência cardíaca, frequência respiratória, temperatura, pressão arterial e saturação, por exemplo.
- 2 novos Desfibriladores com marca-passo
- O mais completo aparelho utilizado nos casos em que o paciente está em parada respiratória. Também pode ser utilizado como marca-passo transcutâneo – naquelas situações em que o paciente tem indicação de usar o aparelho marca-passo mas depende ainda, por exemplo, de uma vaga.
- 16 novas Camas com colchão (pacientes)
- De melhor qualidade: eleva cabeceira, membros inferiores e tem proteção lateral. Utilizadas nos leitos de observação e internação.
- 3 novas Bombas de infusão
- Permite controlar qualquer tipo de droga infundida no paciente: concentração, quantidade e volume.
- 2 novos Concentradores de oxigênio móvel/portátil
- Serve para armazenar e levar o oxigênio ao paciente em situações de pane na rede ou outras situações.
- 3 novos Ventiladores mecânicos
- Para pacientes intubados com insuficiência respiratória, falta de oxigenação e pode também ser utilizado, principalmente, naqueles em tratamento de covid para VNI (Ventilação Não Invasiva).
- 3 novos Oxímetros de bancada
- Portátil, permite levar o mesmo até o paciente para medir saturação e frequência cardíaca.
- 2 novos Eletrocardiogramas
- Avalia a atividade elétrica do coração, observando, assim, o ritmo, a quantidade e a velocidade das suas batidas.
- 20 novas camas (funcionários)
- Utilizadas nas salas de descanso das equipes de plantão.
Com os novos investimentos feitos recentemente (exatos R$ 296.284,00) na aquisição dos equipamentos, a UPA conta com um total de: 10 Monitores; 04 Desfibriladores; 30 camas para pacientes; 08 Bombas de infusão; 11 Ventiladores mecânicos; novos Concentradores de oxigênio e Oxímetros de bancada/portátil (não tinham na unidade), e 02 novos eletrocardiogramas utilizados na Emergência covid e Isolamento, além de outras 30 camas de funcionários. A equipe composta por 176 profissionais das mais variadas funções foi ampliada. Agora, para melhor atender à população, a administração municipal implementou na UPA a oferta de mais serviços: 3 fisioterapeutas, 1 psicóloga e 3 assistentes sociais foram contratados e já estão atuando na unidade.
“Nossa administração sempre teve um olhar atento para a saúde. Sou médico, conhecedor da área e entendo bem – principalmente, nesse aspecto – das necessidades das pessoas, como pacientes e população. O que é importante que todos saibam é que, nesse mandato em especial, temos focado ainda mais na saúde. Muito além da covid, a Prefeitura de Catalão está investindo na UPA com esses novos e modernos equipamentos que vão somar à estrutura que já é oferecida, mas também na construção de novas unidades hospitalares, como o Pronto Socorro Municipal dr. Antônio Abadio e, muito em breve, daremos início à obra do Hospital Regional. Tudo isso é apenas uma parte do que temos realizado efetivamente para garantir a melhor assistência na área da saúde para todas as pessoas que vivem aqui”, disse o Prefeito Adib Elias.
E o município seguirá investindo no espaço e na oferta com qualidade desse serviço público. De acordo com a direção da UPA, em breve virão outras novidades.
ASCOM Prefeitura de Catalão