Por O Sudeste
Candidato da coligação “Goiânia em um Novo Momento”, Vanderlan Cardoso (PSD) lidera a disputa pela Prefeitura de Goiânia na terceira rodada da pesquisa Serpes/O Popular e deve vencer no primeiro e segundo turno, conforme mostra a sondagem.
Após mais de 30 dias de campanha e na reta final, a sondagem consolida duas situações: Vanderlan se manteve na dianteira desde o início do processo eleitoral e Maguito não consegue sair da liderança da rejeição, que é um indicativo para avaliação de desempenho no segundo turno. Nem mesmo a situação delicada do candidato, que está fora da disputa por conta de internação por covid-19, sensibiliza os eleitores que “não votam” nele em hipótese alguma.
Os números refletem a realidade de 13 dias antes das eleições: Vanderlan tem 24,5% no levantamento estimulado. Maguito Vilela (MDB) aparece com 21,5%, seguido por Adriana Accorsi (PT), que é preferida por 10,1% das pessoas entrevistadas. Alysson Lima (SD), por sua vez, marca 4,2%.
De acordo com a sondagem, 17,6% ainda não decidiram em quem votar. O instituto ouviu a opinião de 601 eleitores dentre 28 e 29 de outubro. A pesquisa, registrada com o número GO 02134/2020, tem margem de erro de 4% e 95% de índice de confiança.
Para o Serpes/ O Popular, Vanderlan vencerá no segundo turno com margem de quase 10% de diferença caso seja Maguito Vilela o oponente e 26% no embate com Adriana Accorsi: Vanderlan vence o candidato do MDB por 39,8% contra 30,3%; contra Adriana Accorsi (PT), Vanderlan tem 49,1% frente 23% da petista.
O bom desempenho de Vanderlan no segundo turno se deve principalmente a baixa rejeição – que, na teoria das pesquisas, é indicadora de vitória em eleições de dois turnos, quando o candidato lidera ou figura em segundo sem aparecer distante do líder.
Apesar dele ser o mais atacado no horário eleitoral, inclusive por Maguito Vilela (que segue internado em UTI), sua rejeição é uma das menores do grupo de frente. Já Maguito, que tem usado seu horário para criticar Vanderlan, se mantém como o mais rejeitado.
No confronto dos três líderes da disputa, Maguito e Adriana são mais rejeitados, com 17%. O deputado Major Araújo (PSL) aparece com 11,8%. Por sua vez, Vanderlan é mencionado por 10,66% dos eleitores.
Diário da Manhã