Novo secretariado do Governo de Goiás será empossado nesta quinta (1º)

0
555
O governador Marconi Perillo e o vice-governador José Eliton vão empossar, nesta quinta-feira (1º/2), os novos secretários que vão compor o primeiro escalão do governo de Goiás a partir de fevereiro. Conforme está previsto, a solenidade de posse será realizada na sede do Instituto Tecnológico de Goiás – Artes Basileu França, em Goiânia, às 11 horas. A expectativa é que os nomes sejam anunciados pela gestão estadual ainda nesta quarta (31).
A nova composição do governo goiano gerou muita especulação sobre quem deixa, quem permanece ou quem assume um novo cargo na administração estadual. O jornal  falou com alguns representantes da administração e adiantou algumas mudanças.
A titular da Secretaria Cidadã, deputada estadual licenciada Lêda Borges (PSDB), confirmou que, com a desincompatibilização do governador Marconi Perillo, ela vai retomar sua vaga na Assembleia Legislativa de Goiás para se candidatar a reeleição.
Na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação (SED), o titular deve continuar sendo Francisco Pontes. O secretário afirmou que deve permanecer na pasta para continuar o trabalho durante a gestão de José Eliton.
O secretário estadual de Governo (Segov), Tayrone Di Martino (PSDB), também vai ser substituído. O titular manifestou publicamente que vai se lançar como candidato a deputado federal nas eleições deste ano.
Na Secretaria Estadual de Saúde em Goiás (SES-GO), Leonardo Vilela vai continuar no comando até o final deste ano. Em entrevista  o secretário informou que recebeu convite do vice-governador do Estado, José Eliton, para permanecer no cargo.
O primeiro convite oficial confirmado para a equipe de José Eliton foi o do ex-governador Irapuan Costa Júnior, que vai assumir a Secretaria de Segurança Pública do Estado no lugar de Ricardo Balestreri, que passa a exercer o cargo de secretário-chefe do Gabinete de Assuntos Estratégicos do Governo de Goiás.
Vilmar Rocha (PSD) também deve deixar o governo para se candidatar. O peessedebista já declarou publicamente seu desejo de pleitear uma vaga no Senado Federal.
 Raquel Teixeira, titular da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Goiás (Seduce), afirmou que pretende continuar no governo. Segundo Raquel, só existe o interesse em deixar o primeiro escalão do governo caso seu nome seja indicado a vice-governadora na chapa liderada por José Eliton