Base de Caiado e Daniel goleia base do PL de Wilder Morais em 14 cidades com maior número de eleitores de Goiás

0
97

O Sudeste

A base política do governador de Goiás, Ronaldo Caiado, e do vice-governador Daniel Vilela, do MDB, elegeu 82% dos prefeitos dos 17 municípios que, juntos, contam com grande parte eleitores do Estado. Em três cidades — Goiânia, Aparecida de Goiânia e Anápolis — há segundo turno. Mesmo assim, candidatos da base são fortes em todas. Leandro Vilela (MDB) é o favorito em Aparecida, pois quase foi eleito no primeiro turno. Márcio Corrêa é favorito em Anápolis; é do PL, mas muito ligado a Daniel Vilela, por laços políticos e de amizade. Em Goiânia, o PL de Fred Rodrigues e o União Brasil de Sandro Mabel são igualmente fortes — com a possível diferença de que o postulante do UB pode ampliar sua aliança política, isolando o candidato da extrema-direita, chamado de Le Pen do Cerrado.

Frise-se: em 20 cidades listadas estão 60% dos eleitores de Goiás. Portanto, são decisivas para o pleito de 2026.

Nas 17 cidades que definiram seus prefeitos, a base governista elegeu 14 (ou 15, se Carlinhos do Mangão, mais governista do que PL, puder ser acrescentado): oito do União Brasil, quatro do MDB e três do pP. O PL, que faz oposição ao grupo de Ronaldo Caiado e Daniel Vilela, elegeu três prefeitos — um deles, Geneilton Assis, na segunda mais importante cidade do Sudoeste goiano, Jataí.

A base governista elegeu, portanto, 82% dos prefeitos das principais cidades do Estado em número de eleitores. O número pode subir com a definição do segundo turno em Goiânia, Aparecida e Anápolis.

O PSDB virou pó: não elegeu nenhum prefeito nas 20 elencadas. O PT também não elegeu nenhum prefeito nas cidades listadas por número de eleitores.

A base governista conquistou 643.735 votos nas 17 cidades. As oposições ficaram com 210 mil votos. Em algumas cidades, as oposições não lançaram candidatos. Os candidatos foram da base governista.

O PL elegeu apenas três prefeitos nas 17 cidades com mais eleitores — 18% do total. Foram 71.217 votos. O partido não lançou candidato em todas as cidades mencionadas. Os votos de Carlinhos do Mangão, do PL de Novo Gama, foram acrescentados na soma geral do PL. Porém, o prefeito, ainda que filiado ao partido, é um dos principais aliados do governador Ronaldo Caiado no Entorno de Brasília.

A diferença pró-base governista, nas 17 cidades, é de 472.518 votos. A base teve quase quatro vezes mais votos do que o PL.

A votação do PL, quando Goiânia, Aparecida de Goiânia e Anápolis são acrescentadas, sobe para 580.934 votos. No mesmo caso, a votação da base governista vai para  965.093 votos. A diferença entre PL e base governista é de 384.159 votos.

Pode-se sugerir que a vitória da base governista, em 14 das 17 cidades com maior eleitorado de Goiás, foi maiúscula, o que tende a impactar a disputa de 2026. Porque as bases municipais são decisivas nas disputas estaduais.

 

Catalão — MDB — 74.792 eleitores

Velomar Rios: prefeito eleito de Catalão | Foto: Blog do Badiinho

Na cidade mais importante do Sudeste goiano, o candidato do MDB, Velomar Rios, obtve uma vitória expressiva, com 59,56% dos votos válidos (31.730 votos).

O segundo colocado, o produtor rural Renato Ribeiro, do PL, ficou com 20,82% dos votos válidos (11.089 votos).

A diferença pró-Velomar Rios, em comparação com Renato Ribeiro, foi de 20.641 votos.

Elder Galdino, do Republicanos, juntou-se à família Sebba e ficou em terceiro lugar, com 17,12% dos votos válidos (9.121 votos). A rigor, seu partido não integra a oposição à base governista, ainda que seus aliados, como Gustavo Sebba e Jardel Sebba, ambos do PSDB, façam oposição ao governo de Ronaldo Caiado. Elder Galdino é amigo de Daniel Vilela.

Euler de França Belém

Jornal Opção

Ronaldo Caiado e Daniel Vilela: vitoriosos no pleito de 2024 | Foto: Divulgação